witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Reclamar Por Que?






Nós, brasileiros, estamos acostumados a não reclamar quando somos mal atendidos ou quando sentimos que os nossos direitos de consumidores estão sendo violados. Muitas vezes, escuto coisas como: "Reclamar para que, se existem tantas outras opções para se escolher?" Ora, exatamente por isso! Com tantas opções para se escolher, nós optamos por escolher algum estabelecimento que não leva em consideração a nossa escolha e nos desrespeita. Perdemos nosso tempo, nossa paciência e muitas vezes, o nosso dinheiro.

Temos que reclamar sim! Seja ao gerente, ao Serviço de Defesa ao Consumidor, ou a quem quer que seja responsável pelo inconveniente. E se não formos ouvidos ou respeitados ao reclamarmos, hoje em dia temos a opção das redes sociais. Porque um desserviço deve ser apontado como tal. 

Há alguns dias, meu marido comprou um pacote de macarrão. O produto era importado e caro, e quando abrimos o pacote, estava cheio de bichos. Fomos ao mercado, e o gerente imediatamente fez a troca do produto. Se tivéssemos ficado quietos, jogando fora o macarrão, teríamos perdido o nosso dinheiro. Talvez alguém diga: "Ah, mas era só um pacote de macarrão!" Não era não! Ele custou, além do nosso dinheiro, a gasolina e o tempo que gastamos para ir até lá e um almoço de domingo frustrado. 

Em primeiro lugar, a fim de fazermos uma reclamação, devemos conhecer os nossos direitos, e muitas pessoas (a maioria delas) não conhecem os seus. O Código de Defesa ao Consumidor está disponível online para ser consultado, e também há vários sites que atendem aos consumidores, como o Reclame Aqui. Mas antes, acho que a reclamação deve ser feita junto ao gerente local, com discrição, e apenas levada ao extremo (advogados, redes sociais ou serviços de defesa ao consumidor) quando não atendidas. 

Quando deixamos de reclamar por maus serviços prestados, alimentamos uma linha de comportamento que não obriga aos prestadores de serviço a melhoria no atendimento; é aquela história: Para quem qualquer coisa serve, qualquer coisa será servida. 

Acho até que todos que reclamam, quando ouvidos, prestam um serviço ao estabelecimento em questão, pois a reclamação poderá ser analisada e utilizada para promover mudanças positivas, e quem sabe, um programa de treinamento de funcionários. 

Muitas vezes, as pessoas não reclamam; porém, não voltam ao local, e ainda deixam de recomendá-lo. E quem prestou o mal serviço, pensa que está abafando, só porque ninguém reclamou ainda. Mas ao escutar atentamente uma reclamação, os responsáveis pelo estabelecimento poderão analisar seus serviços a fim de melhorá-los. 

Meu marido me disse que quando um estabelecimento recebe elogios, tais elogios alcançam em média cinco pessoas; mas quando ele recebe uma crítica negativa, esta alcançará um número muito maior, o que pode ser muito ruim. 

Vamos reclamar, sim! Mas que as nossas reclamações sejam justas e não apenas depreciativas. Reclamemos, todas as vezes que nos sentirmos ignorados, humilhados, enganados ou prejudicados de alguma forma. Acho que também é assim que se começa a mudar um país. 



4 comentários:

  1. Concordo..Temos direito e devemos reclamar...Eu o faço...Vale sempre! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Ana está perfeita seu texto cronica, pois é o que muito vemos por aí, as pessoas se calam por um estranho comodismo e esquecem que este comportamento reflete em outros reclamações não feitas, como desta politica porca que vivemos. As pessoas aceitam e esquecem aquele livrinho verde que todo mundo tinha, eu ainda tenho, que é da constituição. Poucos leram ou se interessaram e justamente aí, que estes políticos picaretas evocam quando do interesse deles.
    O consumidor tem cartilhas especificas mas não se interessa e aceita ser violentado ou usurpado cotidianamente.
    Bom cabrito berra sim e deve ser sempre na fonte de suas lesões e se não atendido subir a cume da serra e bradar pelo seu direito, isto é vital e salutar.
    Gostei de voce trazer este assunto.
    Abraços Ana.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Ana!
    Eu ganhei quatro causas na justiça por batalhar e gritar quando foi necessário.
    Ants, ficava consgtrangida mas agora, cuo `aluta pois meus direitos devem ser respeitados...
    Agora, estou lutando pelos direitos de uma vizina amiga... ajudo a quem posso e se sei como...
    Injustiças não devem ser respeitadas jamais!
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Linda poetisa, tua crônica é perfeita, o povo fala muito mas vc zL kmnada faz

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...