witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Morrer de Fome







Existem várias formas de se morrer de fome. A forma física é dolorida, cruel, inadmissível. Acho simplesmente bizarro que em pleno século XXI ainda haja pessoas que morrem de fome pelo mundo, porque a distribuição de comida é tão injusta. Todos nós cometemos o crime de jogar comida fora, nem que seja aquela sobrinha de arroz no fundo da panela, o pão que endureceu, a comida que foi feita a mais e ninguém comeu e acabou estragando. Somos campeões em desperdício. 

Mas há uma forma de morrer de fome que é mais lenta, talvez fisicamente menos dolorida, mas que mata uma coisa muito mais importante do que o corpo: mata a alma. É quando alguém delimita nossos caminhos, dizendo por onde podemos ou não seguir, a quem adorar e a quem odiar, quanto dinheiro podemos ter, onde podemos morar, e com quem, a quem pertencerá aquilo que produzimos através do nosso trabalho, quais ideias podemos propagar e quais ideias devemos calar sob risco de morte. 

E ficam as pessoas que morrem desta morte vivendo em um inferno em vida, onde a miséria é disfarçada em forma de comida. Porque não é só a fome que traz a miséria. Existe a miséria espiritual, que consiste em termos mordaças sobre a boca, vendas nos olhos, braços amarrados e sonhos castrados.

Morreu Fidel Castro. É claro que isto não vai resolver todos os problemas do mundo. Não morrerão com ele a memória das centenas de milhares de pessoas que ele exterminou, torturou, exilou e baniu do país. Ainda há seus herdeiros, ainda há a sua filosofia egoísta que teima em clamar ser possível dividir tudo por igual, desde que a maior parte fique com eles. Mas em vista de tudo o que vem acontecendo no Brasil, considero a morte de Fidel exatamente neste momento, simbólica.

Tomara que eu esteja certa.

ALELUIA!!!!




11 comentários:

  1. Ele se foi. Que DEUS tenha piedade de sua alma e ilumine seus passos por toda a sua trajetória. Concordo que não devamos comemorar, mas também não é motivo para lamentações.

    Abraços

    Furtado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, discordo totalmente com o seu ultimo ponto, acho até incrível como alguém pode escrever sobre Fidel no modo como escreveu, creio que só sua submissão pode insinuar tal coisa, esquecendo ou ignorando que Fidel e o seu povo lutaram contra o 1% da população mundial que manda explora e impõe as regras que lhes interessa em seu beneficio, ao restante 90% da população, Fidel derrotou o ditador Baptista e a ditadura da humilhação imposta pelos Americanos, por isso Fidel e o seu povo foram vitimas do boicote selvagem imposto pelo tal 1% que se acham donos do mundo, marginalizam os povos mesmo nos países que fazem o jogo deles, Fidel é o exemplo da dignidade humana, "antes a morte do que a submissão" passou por dez presidentes americanos e nunca se vergou a nenhum deles.
    Muito mais podia lhe dizer sobre politica internacional, sou activista na defesa da dignidade humana, contra golpistas do povo, como o Telmer com cheiro a bolor.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca se dobrou porque ele tinha o povo que se sobrava por ele. FIDEL era um homem muito rico e nunca precisou do governo americano para ter o que ele próprio precisava. Enquanto isso um pais6intwiro ficou parado no tempo por mais de 50 anos- apenas por causa da vaidade e dos caprichos de um ditador egoísta e sanguinário. Desculpe mas eu não gosto dele. Na verdade, acho até que Fidel morreu há muitos anos, assim que sentiu o sabor do poder. Após matar um enorme monstro, Fidel assumiu sua personalidade.

      Excluir
  3. Amiga Ana, concordo contigo!"... Não morrerão com ele a memória das centenas de milhares de pessoas que ele exterminou, torturou, exilou e baniu do país..." ele fez exatamente igual ou pior que o governo que ele e Che Guevara juntos acabaram para dar a continuação e é claro, ele sempre foi o que mais lucrou, ficou imortal o desgraçado ao assumir o lugar do que ele mais combateu!
    Boa postagem, para se fazer pensar!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  4. George W. Bush (EUA), Tony Blair (Reino Unido) José Maria Aznar (Espanha) e Durão Barroso (Portugal, são os que tem as mãos manchadas de sangue dos milhares inocentes que morreram, quando decidiram atacar o Iraque invocando a mentira, já alguma vez a Ana escreveu sobres este assunto? certamente que não, Fidel sofreu com o boicote feito pelos americanos, nunca se vergou, a Ana escreve "Fidel assumiu sua personalidade" concordo inteiramente consigo, “Se saímos, chegamos; se chegamos, entramos; se entramos, triunfamos, Pátria ou Morte!” Este foi o grande Fidel que ficará para sempre na memoria dos que rejeitam a submissão, Hasta Siempre Comandante Fidel.

    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não eacrevi porque wu não quis. No meu blog eu escrevo sobre o que eu quiser. Além disso, o fato a eu não aprovar Fidel não significa que eu tenha aprovado Bush E companhia. E pensando melhor ainda , eu nem escrevia em blogs naqueles tempos. E se você aprova genocídio quando ele é feito pelos amigos do PT para cumprir os objetivos do comunismo, só posso lamentar. Não se preocupe, não estou zangada com você; só sinto pena. Tenho pena porque as pessoas que eu admirava não eram dignas da minha admiração.

      Excluir
    2. Olá, então!!! Por pensar de modo diferente não é motivo para nos zagarmos, somos livres no pensamento, temos todo o direito de estar ou não de acordo, concordar só por concordar não é correcto, tenho e vou continuar a ter admiração (muita) pela Ana, se fui mal educado peço desculpa, vá...lá... não fique zangada comigo, o seu simpático comentário faz fata na minha página, tenho lá uma linda música Alentejana. Abracito com todo o respeito e consideração. Não vou contestar mais.

      Excluir
  5. A constatação parte integrante da democracia, não fique zangada comigo, ninguém é dono da razão nem da sabedoria, espero que a Ana não deixe de visitar a minha pagina de fotografia amadora.
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bizarro é você falando de democracia enquanto defende um ditador sanguinário que escravizou um povo durante anos! Sinceramente, nós aqui estamos bem melhores sob a 'escravatura capitalista' dos Estados Unidos do que sob a ditadura comunista. Pelo menos, podemos ter este debate, porque lá na Ilha paraíso de Cuba, que todo comunista defende mas não quer ir para lá, não existe internet livre para o povo. E qualquer demonstração de cérebro independente, é punida com a morte.
      estgranha democracia a sua...

      Excluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...