witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Desmond M. Tutu - Sobre o Perdão







Desmond M. Tutu – Sobre o Perdão


“Nenhum de nós quer que a história de sua vida seja a soma de todas as suas mágoas. Não fomos criados para viver na dor e no isolamento. Fomos criados para viver no amor e na conexão mutua. Quando há uma ruptura nessas conexão, devemos encontrar um modo de repará-la.”






O Perdão Não é Esquecimento.

“Alguns consideram o perdão difícil porque acreditam que perdoar significa esquecer a dor que sofreram. Posso dizer inequivocamente que perdoar não significa esquecer o mal causado. Não significa negar o mal causado. Não significa fingir que a mágoa não aconteceu ou o ferimento não foi tão sério quanto realmente foi. O ciclo do perdão só pode ser ativado e completado com absoluta verdade e honestidade.
Perdoar exige que demos vazão às  violações e mágoas que sofremos. Perdoar não exige que carreguemos nosso sofrimento em silêncio ou sejamos mártires numa cruz de mentiras. O Perdão não significa que devamos fingir que as coisas são diferentes do que são.
Fui traído, anunciamos. Estou sofrendo. Fui injustiçado. Estou envergonhado. Sinto raiva por terem feito isso comigo. Sinto-me triste e perdido. Talvez eu nunca esqueça o que você fez comigo, mas vou perdoá-lo. Vou fazer tudo ao meu alcance para não deixar que você me faça mal novamente. Não vou me vingar de você ou de mim mesmo.”





"O perdão não é uma escolha que se faz para o outro, e sim uma escolha que se faz para si mesmo."






"Você já esteve nesta encruzilhada
E nela estará outras vezes.
se parar por um momento, poderá perguntyar:
Para que lado ir?
Poderá dar as costas a sua tristeza
E participar da corrida chamada vingança,
Percorrer aquela cansada trilha uma vez
atrás da outra,
Ou admitir sua dor
E trilhar o caminho que chega a um fim:
É nessa direção que fica a liberdade, meu amigo.
Posso lhe mostrar onde moram
A esperanã e a completude,
Mas você não poderá descartar
Seu sofrimento a caminho de lá,
Para encontrar o caminho que leva à paz:
Antes, terá que se encontrar com a dor
E dar vazão a ela."





Um comentário:

  1. Penso que, quando passamos por uma prova, devemos agradecer, e seguir.
    Quando somos atingidos por um mal, não podemos ignorar, se é um crime, o culpado deverá pagar, do contrário, não seria necessária a Justiça dos homens, para evitar que outros males sejam praticados.
    O perdão é natural, senão não sairemos do lugar e não teremos paz, mas devemos evitar nova aproximação.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...