witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 24 de março de 2016

QUEM É, E O QUE É UM COXINHA?






Pesquisando um pouco mais sobre este termo tão em voga nos dias de hoje, descobri algumas coisas interessantes. Nas redes sociais, percebi que ser chamado de “coxinha” por alguém não é nenhum elogio. Sem conseguir entender, exatamente, o que significa ser coxinha, achei que uma pesquisa me ajudaria a entender onde eu me encaixo (ou onde me encaixam).

Descobri que ninguém sabe, ao certo, como este termo nasceu, mas alguns desconfiam que foi das pessoas que tomam sol usando bermudas e que por isso  tem as coxas brancas. Mas há quem diga que esta palavra vem de uma gíria antiga, usada para definir um policial. Quanto a mim, costumava usar este termo para definir os rapazes que vão à academia malhar e se esquecem de exercitar também os membros inferiores, que permanecem finos e desproporcionais ao resto do corpo, tornando estes rapazes fisicamente semelhantes às coxinhas de galinha. Mas o que estas definições tem a ver com os “coxinhas” descritos por membros de certo partido político, eu realmente ainda não entendi, já que o termo passou a ser por eles usado a fim de distinguir pessoas extremamente conservadoras.

Durante as minhas pesquisas, descobri outras definições aleatórias para o termo “coxinha”, que passo a listar abaixo:

- O coxinha se veste bem, gosta de andar bem arrumado, bem penteado e limpo. Os homens se preocupam muito com a aparência, assim como as mulheres, que gostam de ter as unhas sempre arrumadas e pintadas, e também gostam de usar maquiagem. Bem, então eu sou uma coxinha. Assim como são coxinhas os políticos pertencentes ao tal partido, pois voam em jatinhos particulares, tem carrões com motorista, vestem-se bem, viajam para o exterior nas férias, usam relógios e jóias caras, dão extremo valor ao dinheiro (tanto que nunca acham que tem o suficiente) e submetem-se a cirurgias plásticas. São bem mais coxinhas do que eu, pensando bem.

-O coxinha é alguém politicamente conservador, ou seja, quem hoje é contra o governo atual, é considerado conservador (mesmo que estejam se manifestando e pedindo mudanças, o que é , no mínimo, contraditório). Neste caso, sou coxinha, embora não seja conservadora.

- Segundo reportagem na Folha de São Paulo, o gerente administrativo Jack Marçal publicou uma foto com pessoas que usavam verde e amarelo em uma passeata na Paulista sob a legenda: “Sou Coxinha, e daí?” Os coxinhas são pessoas que não aceitam mais a roubalheira dos políticos – qualquer político, de qualquer partido – que impera no Brasil. Pertencem à classe média trabalhadora e produtiva, que está cansada de ver seu dinheiro suado sendo usado para sustentar os luxos e desmandos de políticos corruptos, enquanto faltam serviços básicos de qualidade, como saúde e educação. Sendo assim, eu sou coxinha.

-O Dicionário informal (www.dicionarioinformal.com.br) define o coxinha como sendo:
“1. Coxinha
Significado de Coxinha Por assisbr (DF) em 28-06-2014    
Co.xi.nha
adj m+f
1 Propenso ao trabalho e ao estudo.
2 Ativo, laborioso, diligente, dedicado, competente.
subst m+f
1 Aquele que trabalha e que obtém ganhos através de seu esforço.
2 Aquele que dá valor ao mérito.
3 Cidadão brasileiro que não está envolvido em atos de corrupção e que não recebe benefícios do governo de forma ilícita ou sem real necessidade. (negrito meu)
4 Aquele que não se faz de vítima da sociedade.
5 Pessoa que não inveja o que foi obtido através do esforço e do trabalho honesto.”
E exemplifica: “Antônio é considerado um coxinha porque se recusa a usar a cota do governo destinada a negros em concursos públicos, preferindo conquistar sua vaga por seus próprios esforços, mérito e competência.” Mais uma vez, eu sou coxinha.

Exemplos de pessoas consideradas coxinhas hoje em dia: o casal Angélica e Luciano Huck; o apresentador do programa 50 por 1, Álvaro Garnero; Marcelo Thas, Beto Richa, Miriam Leitão, Roberto Justos e a maioria dos atores e atrizes de novelas.


Mas certamente, aqueles que usam o termo “coxinha” pejorativamente, acham que não se encaixam nele. Para estas pessoas, “coxinha” é, simplesmente, qualquer um que seja contra o seu partido político. Quem é a favor, será considerado politicamente engajado, inteligente e preocupado com as causas sociais – mesmo que se encaixe em todas as definições acima. Fico pensando se estas pessoas se olham no espelho antes de sair de casa; se tomam banho, espalham um creminho pelo corpo, usam um batonzinho para dar cor, ou um perfume importado; penso se elas sentam-se às suas mesas e tomam um café da manhã que consiste de pão, leite, café, queijo e geleia; depois, entram em seus carros, ligam o ar condicionado e vão para o trabalho a fim de defender um salário. Fico me perguntando: será que elas vão ao cinema, ao teatro e ao museu? Viajam nas férias, tomam aviões, frequentam barzinhos? Será que gostam de comprar uma roupinha nova de vez em quando, ou de ir á academia? Bem, se gostarem de ir à academia, espero que se lembrem de malhar também os membros inferiores. 



3 comentários:

  1. Amiga Ana, nunca parei para analisar as designações dadas às pessoas hoje em ida, são tantas as "gírias" modernas, infelizmente as taxações estão aí separando e agitando com preconceitos sem tamanho.
    Não me ligo muito nisso, deixo a vida correr, vamos ainda ver muitas coisas que nunca, em momento algum podíamos imaginar, nossa, agora são brigas de ministros?!
    Tem até ministro querendo se promover a algum dia se transformar em político, para quem sabe também poder tirar a sua "parte"?!
    Não tem jeito, nem é só aqui, lembra da "operação mãos limpas" na Itália?
    Mais ou menos isso que está acontecendo, se "limparem" as mãos tudo bem, o pior é continuarem a "limparem" os cofres públicos!
    Abraços amiga!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que sou, só sei que estou descontente com tudo que está acontecendo. Nunca gostei desse partido, agora que estão no poder, farão de tudo para não sair e isso me entristece muito.
    Adeus à democracia, adeus à liberdade de expressão, adeus à nossa cidadania, enlamearam a nossa Pátria com tanta corrupção!
    Boa noite, Ana, tenha uma feliz Páscoa!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...