witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O que eu Aprendi Com o Racionamento D'água






Sempre tivemos água em abundância aqui em casa. Água pura, boa, de mina, daquela que nasce lá no meio da mata e escorre cristalina sobre a pedra e depois, até o reservatório. Porém, ultimamente, com o aumento do número de moradores em meu bairro, as mudanças climáticas e ao mesmo tempo,  o longo período de estiagem, a mina não tem mais dado conta como antes. Assim, estamos passando por um período de racionamento, no qual a água deve ser economizada com muita parcimônia para que não venha a faltar.

Percebi o quanto eu vinha desperdiçando água, mesmo achando que eu economizava; por este motivo, decidi partilhar minha experiência, já que o problema é global, e não apenas em minha região, e dar algumas dicas sobre coisas que nós temos feito; coisas que nós descobrimos devido ao racionamento.

-Eu costumava lavar a louça com a torneira toda aberta; hoje, abro bem pouquinho, e ao invés de usar o jato d'água para limpar a louça, eu uso mais as mãos. A louça fica limpa da mesma forma, e não gasto tanta água. Ainda coloco uma vasilha sob a louça que está sendo lavada, e recolho a água que cai...

-...E que é usada para molhar as plantas nos vasos. Descobri que elas não se ressentem quanto ao detergente, e que ele até ajuda a combater as pragas.

-Coloco os talheres em um recipiente após ensaboá-los, e enxáguo todos de uma vez só, ao invés de um a um, como eu fazia. Se vejo que não estão bem limpos, jogo um pouco de água quente.

-Descobri que não é necessário lavar a roupa duas ou três vezes por semana; lavo as peças íntimas enquanto a água do chuveiro esquenta de manhã, e as outras, apenas uma vez por semana. Economizo água, luz, sabão, alvejante e amaciante. Panos de cozinha são lavados rapidamente sob a torneira da pia, com um pouquinho de detergente, que não faz muita espuma e é fácil de enxaguar. 

-Descobri também que não é necessário ficar sob o chuveiro durante mais que... dois minutos! Em um minuto, molho o corpo e os cabelos; com o chuveiro desligado, me ensaboo, passo o xampu e esfrego. Depois, em um minuto, eu me enxáguo. 

-Da mesma forma, não é preciso deixar a torneira aberta enquanto escovo os dentes!

-Não há motivos para usar os três banheiros durante o dia, como eu fazia antes, o que acarretava ter que limpá-los com mais frequência e dar a descarga nos três. Uso apenas o do meu quarto, e dou a descarga somente à noite. 

-Ao lavar a roupa, recolho a água em um recipiente grande, e a uso para lavar o canil e a varanda, e o que sobra, eu guardo para pequenas emergências, como lavar panos de chão, ou jogar no vaso sanitário, por exemplo.

-Os cães vão tomar banho na pet shop, uma vez por mês, e entre os banhos, uso um produto chamado "Banho à Seco", que usado antes da escovação do pelo, limpa, perfuma e deixa o sedoso e sem odores ruins. 

-Não é preciso jogar água em cozinhas e banheiros para que fiquem limpos! Hoje em dia, há vários produtos poderosos que, quando passados com um esfregão ou esponja, deixam as superfícies limpas, perfumadas e desinfectadas. Ou então, uso álcool puro em pisos frios e azulejos. 

-Durante o período de estiagem, eu simplesmente não molho o jardim; as plantas não ficam tão bonitas, mas elas sobrevivem, e quando chove, elas voltam à vida. Afinal, é preciso estabelecer prioridades, mas sempre que sobra um pouquinho de água da cozinha, eu escolho uma plantinha para "premiar..."

-Lavar calçadas e escadas do jardim todos os dias, nem pensar! Faço isso apenas uma vez por semana, quando aproveito a água da roupa, e economizando ao máximo. Nos outros dias, apenas varro.

-Estamos também pensando em um reservatório para colher a água da chuva - que se Deus quiser, vai chegar. Com ela, poderemos manter o jardim e o canil.

Acho que a gente acaba aprendendo com tudo na vida, e as dificuldades nos despertam para as coisas que geralmente, negligenciamos. O problema de água no planeta é algo muito sério hoje em dia, embora a maioria das pessoas continue pensando que a água é um recurso inesgotável. Ainda se ouve falar de gente lavando calçadas com mangueiras, usando água para molhar o jardim, escovando os dentes com a torneira aberta e ficando horas sob o chuveiro. Pior de tudo: tem gente que promove queimadas. Há uma em curso na montanha em frente á minha casa neste exato momento, e fico pensando o que as pessoas tem na cabeça para fazer algo assim.

Tem gente que ainda não percebeu a gravidade da situação, e que acha que pessoas como eu estão exagerando, ou são fatalistas. Eu espero sinceramente que elas estejam certas.



4 comentários:

  1. Boa noite Ana, suas dicas são preciosas, já estou em racionamento há bastante tempo. Continuo usando a água da chuva, que ainda tenho reservada. É muito importante sempre lembrar, para que possamos tomar consciência e implantar esses hábitos.
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Ana, que excelente conhecer seus novos hábitos. Eu também mudei várias coisas aqui em casa e uma delas é relacionado à limpeza.
    Antes dessa crise, eu lavava cozinha e banheiro aos baldes. Comprei produtos eficientes e não uso mais a quantidade de água de antes.
    Daqui vou levar a dica do banho a seco para o cachorro. Vou procurar pelo produto.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. A maioria das pessoas parece ainda nao entender o que esta acontecendo com o planeta... ainda acho que precisava de mais campanhas para conscientizaçao das pessoas...

    Beijos...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...