witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Fogo da Lareira





Eu sempre sonhei em ter uma lareira. Acho que elas são românticas, bonitas, decorativas e úteis. Quando começamos a reformar a casa onde moramos, há doze anos, a lareira e a banheira foram as únicas coisas das quais eu não quis abrir mão; fui categórica: "Pode cortar todas as despesas necessárias, mas eu não abro mão da banheira e da lareira.

Infelizmente, alguns anos depois, o aquecedor da banheira quebrou. Consertamos o antigo, e  depois o trocamos por um novo... que voltou a quebrar e ainda está quebrado. E com a escassez de água, nem nos incomodamos em mandar consertar de novo, e deixei de usar a banheira... 

Quando a casa estava quase pronta, e a lareira, instalada, lembro-me da noite fria de junho em que viemos até a casa em obras para 'estrear' a lareira: a sala ainda não tinha piso, e colocamos alguns pedaços de papelão no chão, acendemos a lareira e nos sentamos para curtir. Foi quando percebi uma fumaça branca se espalhando pelos cômodos. Foi muito engraçado! Meu marido ia do lado de fora para ver se a fumaça estava saindo pela chaminé, mas não; ela estava se espalhando pela casa! Marinheiros de primeira viagem, tínhamos nos esquecido de girar o ferrinho que abria a saída da chaminé da lareira...

Tivemos que abrir todas as janelas da casa para deixar a fumaça sair, e estava muito frio naquela noite; mas acabamos dando boas gargalhadas. 

O fogo parece que atrai os olhares; é raro quem não fique olhando para as chamas quando está perto delas. Ele convida as pessoas a se juntarem e contarem histórias, ver fotografias e lembrar do passado. O cheirinho da lenha queimando é delicioso. Por aqui, temos usado lenha ecológica, que dura mais no fogo e não vem de árvores cortadas ilegalmente.

E é claro: sempre antes de acendermos o fogo da lareira, verificamos se a saída da chaminé está aberta.



Um comentário:

  1. Oi Ana, sempre sonhamos muito, no final acabamos deixando de lado, por conta de maus profissionais.
    O fogo, realmente, é aconchegante e estimula um bom papo, ele aquece nossa alma.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...