witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 19 de março de 2015

A Vingança de Gaia





Trecho traduzido por mim - introdução ao livro "A Vingança de Gaia", de James Lovelock. 


Quem é Gaia? O que ela é? O "O que" é a fina casca esférica de terra e água entre o interior incandescente de terra e a atmosfera superior que a cerca. O "Quem" é o tecido interativo de organismos vivos que, por mais de 4 bilhões de anos, veio a habitá-la. A combinação entre o "O que" e "Quem", e o modo pelo qual eles afetam um ao outro, é nomeado "Gaia." Ela é, como James Lovelock diz, uma metáfora para o planeta Terra. A deusa grega do qual este nome deriva deveria ter orgulho pela maneira como seu nome foi colocado.

A noção de que a Terra está, em seu sentido metafórico, viva, tem uma longa história. Deuses e deusas foram vistos como encorporando elementos específicos, que variavam entre o céu e uma chuva de primavera, e a noção de que a Terra estava viva surgia regularmente na filosofia grega. Leonardo da Vinci via o corpo humano como o microcosmo da Terra, e a Terra, como o macrocosmo do corpo humano. Ele não sabia tão bem quanto hoje sabemos que o corpo humano é um macrocosmo de pequenos elementos vivos - bactérias, parasitas, vírus - frequentemente em guerra uns contra os outros, e juntos constituindo mais do que nossas células corporais. Giordano Bruno foi queimado há apenas 400 anos por afirmar que a Terra estava viva, e que outros planetas poderiam estar também. O geologista James Hutton via a Terra como um sistema auto-regulável em 1785, e T.H. Huxley a via da mesma forma em 1877. Vladmir Ivanovich Vernadsky via o funcionamento da biosfera como uma força geológica que cria um desequilíbrio dinâmico que, por sua vez, promove a diversidade da vida.



Mas foi James Lovelock que melhor explicou esta teoria em sua Hipótese de Gaia em 1972 neste livro, ele a refina e acrescenta de maneira prática. Olhando para trás, é estranho o quão imprópria esta ideia soava à sabedoria não-convencional quando era era explicada em sua forma atual há um quarto de século atrás. Maneiras não familiares de olhar para o familiar tendem a levantar oposição emocionada em proporções bem distantes do argumento racional: Assim foi a oposição ao evolucionismo pela seleção natural no século dezenove, ao movimento tectônico no século vinte e, mais recentemente, à Gaia. No começo, alguns viajantes da Nova Era subiram à bordo e alguns cientistas sensatos desceram. Eles estão agora subindo à bordo novamente. A mudança foi bem resumida em uma declaração publicada após um encontro de cientistas dos quatro maiores programas de pesquisa global em 2001, que disse:

"O sistema da Terra comporta-se como um único sistema que se auto regula, composto de componentes físicos, químicos, biológicos e humanos. As interações entre os componentes são complexas e mostram variações em uma multi-escala temporal e espacial."

Isto é, de fato, Gaia. 

A principal mensagem deste livro, é menos do que Gaia está sob ameaça ( 'Uma cadela dura', como Lynn Margulis a chamou), mas que os humanos tem causado sérios danos à sua atual configuração. Gaia está mudando, e pode ser menos forte do que no passado. O calor do sol sobre a Terra está aumentando, e no futuro, a auto-regulagem da qual toda a vida depende será posta em risco. Olhando para o sistema global como um todo, o aumento da população, a degradação da terra, o esgotamento de recursos, a acumulação de lixo, a poluição de todos os tipos, mudanças climáticas, abusos tecnológicos e a destruição da biodiversidade em todas as suas formas, constituem uma ameaça em especial Ao bem estar humano, desconhecida para gerações anteriores. Como Lovelock escreveu em outra ocasião,



"Nós crescemos em número a um ponto onde nossa presença está incapacitando o planeta, como se fosse uma doença. Como nas doenças humanas, há quatro possíveis resultados: destruição do organismo invasor; infecção crônica; destruição do hospedeiro; ou simbiose - uma relação durável de benefícios mútuos ao hospedeiro e ao invasor."

A questão é como alcançar aquela simbiose. Estamos longe dela hoje em dia. Lovelock eloquentemente examina cada um dos principais assuntos, principalmente surgindo da evolução industrial, em particular, do uso de combustíveis fósseis, elementos químicos, agricultura e espaço vivo. Ele então prossegue ao sugerir como podemos - durante muito tempo - começar a lidar com a situação. Como ele disse, a primeira exigência é reconhecer que o problema existe. A segunda é entender e chegar à conclusões corretas. A terceira é fazer algo sobre elas. Hoje estamos em algum lugar entre os estágios um e dois. 

.............................................................................................

Como Lovelock explica, estamos atualmente presos em um círculo vicioso de feedback positivo. O que acontece em um lugar logo afeta o que acontece em outros. Somos perigosamente ignorantes da nossa própria ignorância, e raramente tentamos ver as coisas como um todo. Se, no futuro, conseguirmos alcançar uma sociedade humana em harmonia com a natureza, devemos ser guiados demonstrando mais respeito por ela. Não é surpresa que algumas pessoas tentaram criar uma religião através de Gaia, ou através da vida como tal. Este livro é uma maravilhosa introdução à ciência de como nossa espécie deveria fazer as pazes com o resto do mundo no qual vivemos.

Crispin Tickel


Um comentário:

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...