witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 7 de outubro de 2014

INVEJA




Introdução ao poema


Muito já foi dito e escrito sobre a inveja, neste e em outros espaços, em verso e em prosa. Alguns não acreditam nela e em seus efeitos. Mesmo assim, ela continua sendo o tema de tantos escritos, exatamente como outros temas sobre deuses, demônios, santos e anjos - que embora não tenham existência comprovada, povoam as mentes de quase todas as pessoas. 

Se a inveja existe? Existe, e é um artifício humano. Uma desculpa para odiar alguém que conseguiu ser aquilo que o outro não conseguiu - ou sequer tentou ser.  A inveja é um olhar voltado para o outro, mais do que para si mesmo e seus próprios potenciais.

Quem sente inveja não acredita em si. Vive em um mundo conturbado e triste, onde nada é o suficiente. Equilibra-se em uma corda de desespero e medo o tempo todo, e lá embaixo não há rede de segurança. Leva uma vida angustiante, sempre achando que deve competir com alguém a fim de vencer na vida. Precisa provar ser o melhor o tempo todo, e eu não consigo pensar em nada mais angustiante do que isto...

O invejoso é um competidor nato. E um mau competidor, pois quando se vê diante da possibilidade de "perder", é capaz de fazer qualquer coisa para minimizar os efeitos desta perda;  esquece-se (ou talvez jamais fique sabendo) que vencer na vida é, simplesmente, sentir-se feliz com aquilo que se é; olhar em volta e ver coisas bonitas pelas quais agradecer. Encontrar o próprio caminho e segui-lo, fazendo uso de seus próprios dons e potenciais. Expressar, sinceramente, carinho e alegria pela beleza que nasce na vida do outro. É torcer para que o outro seja feliz e alcance seus sonhos, participando deste caminho sempre que for possível.

Pois eu acho que, para ser feliz, a única maneira possível é largando mão de olhar para o que existe na vida do outro, parando de compará-la com a própria vida e as próprias conquistas.








Fica um poema:




Inveja

Os olhos seguem sofregamente
A imagem branca que passa.
Cai-lhe um botão da túnica,
Rola e perde-se pelas escadas.

Mas ela passa.

Explodem cristais de sal.
Na pia, quebram-se as xícaras.
Um pássaro encontra a morte
De encontro à sua vidraça.

(Os olhos arregalados
Segredam suas desgraças).

Caem-lhes as pérolas do colar,
Entram nos buracos das calçadas,
Arrebentam-se as sandálias,
E ela segue, descalça.

Murmuram os olhos. Secam-na.
Derramam lágrimas ácidas.

Arranha o braço na aspereza
De um muro negro de tristezas.
Ela sangra. Ela passa.

Desfazem-se as bainhas das saias,
Fiapos sobre seus pés.
Mas ela segue, ela passa.

Seus planos emaranhados
Nas tranças dos seus cabelos
Não conseguem desfazer-se
Dos nós tão bem apertados.

Mas pouco a pouco, ela segue,
Desfaz, com dedos pacientes,
Cada nó que lhe foi dado.

E os maus olhos que a olham
Choram sua frustração
De não passarem assim,
Mas se agarrarem ao chão
Por onde ela sempre passa...


9 comentários:

  1. A inveja é um sentimento daquele que não acredita em suas possibilidades. Falta-lhe alto estima.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Ana, bom texto sobre o tema, os versos abaixo do lindo poema bem diz do que é esse sentimento de (dor), acredito que seja isso que os invejosos sentem, muita dor, amargura, são tantas que não conseguem disfarçar, a voz muda, também muda o olhar, muda tudo e o pior, os invejosos vão cada vez mais afundando nisso, são dignos de pena!
    Abraços minha linda amiga!

    ResponderExcluir
  3. Um poema muito belo, Ana. Entendo que o sentir despertado por versos é nosso (rss), independente do que pretendeu o escritor. Assim, nem sempre há o que comentar , pois não precisa ser interpretado.
    A inveja faz tanto mal! O invejoso não consegue se sentir feliz e ainda manda energia negativa para o outro. Pior é que ainda existem pessoas que possuem muito e invejam, no sentido real do termo, uma pequena conquista de terceiros. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Grande e verdadeiro poema..;
    a inveja é algo que anula o amor pelo outro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A inveja é algo que causa danos tanto pra quem sente qdo pra quem é invejado.
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Ana Bailune, cada um pode ter a sua opinião ou versão do invejoso. O curioso é que a inveja, a maior parte das vezes recai sobre a felicidade alheia e não nos seus bens materiais. Contra as invejas nada como a fortaleza de espirito.
    Gostei das tuas intervenções.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. O invejoso olha tanta para a vida do outro, que esquece de viver sua própria vida.
    Bjux

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...