witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 10 de março de 2014

Temperinhos




A vizinha chamou-me pelo muro, e entregou-me uma plantinha verde com uma pequena raiz: "É manjericão. Você pode plantar, e terá sempre um galhinho fresco para colocar em massas e carnes."

Plantei-o, e ele cresceu e expandiu-se tanto, que sobra canteiro afora! Juntamente com ele, plantei também hortelã-pimenta (que ainda não vingou muito bem), alecrim e salsinha. Depois, acrescentei pimenta dedo-de-moça, mas ela ainda não deu pimentinhas.

Sempre bom plantar alguma coisa naquele espaço vazio nos fundos da casa. De vez em quando, peço licença ao meu manjericão e retiro algumas de suas folhas para temperar a comida. Acho gostoso esse ritual de ir lá fora buscar tempero.

Lembro-me de que minha mãe tinha mania de cortar os tomates e espremer as sementes na terra, sem cuidado, sem nada. Dias depois, começavam a aparecer mudas que iam crescendo, crescendo... e logo tínhamos tomates vermelhinhos! Infelizmente, não tenho o dedo verde de minha mãe, e nem tudo o que eu planto, cresce com facilidade. Mas alguma coisa sempre vinga, e por isso, eu vou tentando... aqui em casa eu fiz como ela: espalhei as sementes do tomate, e eles brotaram. Comi alguns na salada, embora não tenham ficado tão bonitos e vermelhos quanto os dela. Acho que é excesso de zelo. 

Lá na casa de minha irmã, onde minha mãe morou até morrer depois que me casei, ela um dia plantou - ou melhor, apenas espetou no chão - um galho de roseira vermelha, de uma rosa que tinha ganho e que murchou; até hoje, a gente chega lá e vê a enorme roseira, sempre florida, as rosas cor de sangue aveludadas...



4 comentários:

  1. Plantar e depois usufruir na alimentação o que plantou é muito bom. Sua mãe plantou a roseira com muito carinho e até hoje a sua essência está presente embelezando as rosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ana, adoro mexer na terra plantar e depois ficar cuidando e apreciando os brotinhos surgirem!
    A roseira que sua mãe plantou é um lindo presente que ela deixou!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana!

    Adoro temperinhos frescos!
    Lindos os vasinhos!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...