witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ANGÚSTIA




Enquanto escrevo, todas as fibras do meu corpo retesam-se ao ouvir os uivos profundos do cão do vizinho, que é idoso e está sofrendo com seu câncer terminal. Ele é bem cuidado e recebe assistência; seus donos são carinhosos, e o recolheram da rua, como a maioria dos cães que eles possuem. Ele já foi operado duas vezes, mas não há solução para o seu problema, e sua única saída para livrar-se deste sofrimento, é morrer. Precisa usar um daquela colares plásticos enormes e incômodos a fim de não morder as partes feridas pela doença.

Olho para ele, vejo seu estado miserável e irreversível. Latidos alegres de cães não me incomodam, nem mesmo no meio da noite, mas os uivos dele me perturbam imensamente. Eu sei o que faria se ele fosse meu: aliviaria seu sofrimento. Como fiz com meu Aleph, de 14 anos, após o veterinário me confirmar que o caso dele não tinha jeito. Cuidei dele por mais de uma semana, trocando fraldas e colocando-o ao sol, mas quando ele parou de beber e comer, e começou a tossir muito, precisando apoiar a cabeça em travesseiros altos para respirar melhor, eu pedi a injeção letal. Jamais me esquecerei a última vez que eu o olhei nos olhos: o veterinário aguardava na sala, e eu conversava com ele, que me olhava de maneira tão inteligente e profunda, que tive a impressão que ele entendia tudo o que eu estava dizendo. Falei para ele que eu tomara uma decisão dificílima para mim, e que fizera aquilo porque eu o amava muito e não suportava ver seu sofrimento. Acariciei sua cabeça, ele lambeu minha mão. Dei-lhe um abraço final.

Quando voltei, o veterinário disse: "Ele já foi, Ana. O coração dele estava tão fraco, que mal comecei a injetar a anestesia, ele morreu." Esta lembrança dolorida eu vou carregar para sempre. Mas também saberei que fiz o melhor que pude, e quando não pude mais, fiz a única coisa que traria a ele alívio e dignidade. 



9 comentários:

  1. Ana,
    Sinto, aqui, a dor desse ser. Sei do que fala, quando se refere a essas decisões difíceis. Mas, felizmente que nos é possível deixá-los partir, sem que sofram demasiado. Espero que os seus vizinhos tomem essa decisão rapidamente

    ResponderExcluir
  2. Ana, linda Ana, é com lágrimas que leio aqui e lhe digo, também precisei pelo bem do meu cão, um Dálmata lindo que também tinha 14 anos, seguir o meu coração, não aguentávamos mais ver o nosso cão sofrer, esperamos um tempo determinado pelo veterinário, depois a decisão foi crucial, choramos muito com isso, mas não havia outra saída, faz quatro meses e ainda fico pensando se fizera o certo, mas tudo o que fazemos para o bem dos nossos amados bichinhos, é válido!
    Sei o que é ficar a ouvir o cão do vizinho uivando de dores sem poder fazer nada, nossa, que pena!
    Também, como a Teresa, fico aqui torcendo para que façam algo, que pensem na dor do amigo, pois é, triste né minha amiga, muito triste isso!
    Abraços minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Que queres? Eu e os animais tivemos sempre uma má relação. Excluo bácoros e patos de que, em miúdo fui guardador. Ao contrário com plantas (criei e tratei três anos uma extensa horta), tive um grande prazer, com a sua verdura, Parece que era ouvido. Ainda hoje considero a grande obra da minha vida.
    Como sou bastante emocional perante a vida, o tua prosa me comoveu.
    Desejo sempre FELIZ NATAL!...
    beijos de amizade

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, li tudo com AQUELE nó na garganta, porque eu passei por situação semelhante e sei o quanto nos custa tomar essa decisão.
    O que nos consola é não ver mais o sofrimento deles, porque também dói em nós.
    Você tomou a decisão certa minha amiga, apesar dos pesares... Aleph está livre!

    um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  5. oi ana,
    vc tem belos espaços na blogosfera e esta postagem é muito sensível!
    deixo meu carinho e desejo de um excelente fim de ano a vc e família...
    namastê

    ResponderExcluir
  6. Faz anos, que também não houve outra solução para a nossa LADY, uma cadela perdigueira portugusa que, para lá detodas as doenças e óbnio sofrimento, estava praticamente cega.
    Nunca mais um animal de estimação em casa, foi a decisão assumida.

    Um beijo, querida Ana e BOM NATAL.

    ResponderExcluir
  7. Dignidade! Fechaste o texto com uma palavra mágica. No meu humilde entendimento, acredito que o/um animal, qualquer que seja, nesse estado e com essa esperança de vida, necessita de respeito e uma atitude nobre de desprendimento que ponha termo ao sofrimento inglório.
    Adorei o texto!
    --
    Ana, desejo-te um Santo e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Ana. Já passamos por uma situação igual aqui em casa com nosso cachorro, tanto que o meu padrasto nem quis mais que entrasse qualquer animal aqui.
    Enfim, decisão muito dolorida que você teve que tomar, ao mesmo tempo, aliviadora para o cão.
    Sofrer, prolongar por mais tempo a dor, quando sabe-se que não tem mais como existir uma cura, é desnecessário, na minha opinião.
    Ele foi em paz, e sei que o guardas no coração, caso contrário, esse texto não estaria aqui escrito.
    Obrigada pelo seu carinho em 2013.
    Espero que tenhas um Natal de muita paz e um abençoado 2014 com muita fé e saúde!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  9. Pelo menos acabou o sofrimento dele , tadinho, a doença
    é terrivel.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...