witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobre o Sofrimento








Do Livro Jóias raras do Ensinamento Budista - vários autores




"Algumas pessoas são capazes de lidar com seu sofrimento melhor do que outras. Um modo pouco habilidoso de lidar com ele é tentar fugir dele. Quando corremos, o sofrimento tem o hábito de acompanhar. O sofrimento não vive em um certo lugar ou em uma situação particular, ele vive em nossos próprios corações. Ele monta no mesmo avião, barco ou carro conosco, e vai aonde formos. Tentar escapar dele fugindo é claramente impossível."






"Querer alguma coisa que não temos ou querer livrar-se de alguma coisa que temos. Não há outras causas para o sofrimento."






"A sabedoria deve ser sempre equilibrada pela compaixão, e a compaixão deve ser equilibrada pela sabedoria.






Um dia, um violento rei-dragão encontrou um bodhisattva ( um ser que se dirige para a iluminação ) no caminho. O bodhisattva disse: "Não mate, meu filho! Se você mantiver os cinco preceitos e cuidar de todas as vidas, você será feliz." Ao ouvir somente estas palavras, o dragão tornou-se totalmente não violento. As crianças que molestavam animais aos pés das montanhas Himalayas tinham muito medo do dragão. Mas quando ele se tornou manso, elas perderam seu medo e logo pularam em cima dele,, puxaram sua cauda e jogaram pedras e sujeira em sua boca. Depois de um tempo, o dragão já não podia comer e ficou muito doente. Quando o rei-dragão se encontrou de novo com o bodhisattva, ele gritou: "Você me disse que se eu mantivesse os cinco preceitos e tivesse compaixão, eu seria feliz. mas agora eu sofro, e de modo algum estou feliz." O bodhisattva respondeu: "Meu filho, se você tem compaixão, moralidade e virtude, deve ser ter também sabedoria e inteligência. Este é o modo de você se proteger. Da próxima vez que as crianças fizerem você sofrer, mostre a elas o seu fogo. Depois disso, elas não mais te incomodarão."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...