witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 2 de novembro de 2013

HARMONIA - CONTENTAMENTO




Trecho do livro "Jóias Raras do Ensinamento Budista" - vários autores





"O verdadeiro passo em criar harmonia acontece dentro de nós mesmos. Isto não requer nenhuma situação especial, mas  pode ser feito quer estejamos sentados na sala de meditação, remeando um barco, cozinhando o almoço, lendo um livro, ou trabalhando no jardim. Criar um sentimento harmonioso em nós depende de estarmos contentes. De outra forma, haverá desarmonia."




"Se estivermos procurando condições externas para nos trazer contentamento, estaremos procurando em vão. Temos que encontrar condições internas que conduzem ao contentamento. Uma delas é a independência - não independência financeira, que pode trazer outros perigos, mas independência emocional da aprovação dos outros. Isto exige o conhecimento de que estamos tentando fazer o melhor possível, e se alguém desaprova, este é o modo como as coisas são."




"Ser independente também inclui não buscar por apoio dos outros. Às vezes, o melhor que podemos fazer pode ser muito bom; Às vezes é apenas medíocre. Isto também  deve ser aceito."



A Roda da Vida


"A independência emocional requer a existência de um coração amoroso. Se estivermos buscando por amor, nós estaremos emocionalmente dependentes e geralmente descontentes, porque não temos o que queremos, ou não temos o suficiente. Mesmo se temos o suficiente,  nós ainda assim não podemos depender dele para preencher nossas necessidades. Buscar amor é um esforço totalmente insatisfatório e irrealizável. O que realmente funciona, entretanto, é amar os outros, o que traz independência  emocional e contentamento. Amar os outros é possível quer o outro corresponda ou não. Amor não tem nada a ver com o outro; é uma qualidade dos nossos próprios corações."




"Onde podemos encontrar contentamento? Certamente, não em edifícios, na natureza ou em outras pessoas. Há somente um único lugar: dentro de nossos corações."




2 comentários:

  1. Caríssima Ana, é muito valorosa a sua contribuição no resgate de tão sublimes pensamentos. Parabéns e um abraço com a ternura e a admiração de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muy bonitas reflexiones, es verdad que no dependemos de nadie, pues todo esta dentro de nuestro corazón somos seres ilimitados, pero tenemos que creerlo, para que todo fluya. Un ABRAZO

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...