witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sobre a Inveja




Ontem eu li uma crônica maravilhosa de Rubem Alves sobre a inveja. Ele conta a história de uma mulher que convidou os amigos e parentes para sua open house, após realizar seu grande sonho de construir sua própria casa; achou que deveria partilhar seus momentos de alegria e realização com aqueles a quem amava, tendo a certeza de que eles ficariam alegres por ela. 

Dias depois, ela, muito decepcionada, contou a ele o quanto seus amigos e parentes a decepcionaram; ao invés de falarem sobre as coisas boas que havia na casa, trataram de desvalorizar suas conquistas, fazendo comentários que diminuíam seu gosto; disseram, diante de cada detalhe cuidadosamente elaborado por ela, o quanto eles teriam feito diferente se fosse na casa deles; ou então, diziam que aquilo não funcionaria, pois tinham feito o mesmo em suas casas, e passavam a explicar seus motivos para tais conclusões.

Ao final da visita, ela estava triste e decepcionada. Então, ele explica-lhe que seus 'amigos' e parentes não ficarão felizes pelas suas conquistas; eles terão inveja! 

É triste, mas é real... quando terminar sua construção ou reforma, não espere que seu open house lhe traga somente alegrias... mas seja feliz assim mesmo, curtindo cada cantinho da casa que você construiu ou reformou, confiando sempre no seu bom gosto. Lembre-se de que ela tem que ser bonita e confortável para você, e não para os outros!

E ao ser convidada para uma open house, lembre-se de não ser estraga-prazeres. Elogie o que achar bom, faça uma cara agradável, sorria, parabenize seu amigo ou parente pela conquista e tente, sinceramente, ficar feliz por ele, pois ficar feliz pelas conquistas alheias, é sinal de generosidade, avanço espiritual e amizade verdadeira!



4 comentários:

  1. Perfeito! Por isso sempre digo: "Que minha felicidade não te incomode, para que possas sentir a sua." Ana, como vc é caprichosa! Esse blog está lindo, adorei a cor, a imagem, td muito clean, transparente! Senti calma aqui. Bjksssssss

    ResponderExcluir
  2. graças a Deus dou todo dia por não sentir inveja das conquistas das pessoas, fico é feliz pra burro , ficoate mais feliz do que se fossem minhas conquisats. eu explodo de alegria e emoção por qualquer bem que meu próximo tenha. e amo isso em mim e agradeço a Deus muito muito por cada um de minha familia ou amigos que conquistam sonhos. eu tenho mil defeitos , mais esse eu não tenho mesmo, só adoro ver todos realizados........... lindo texto explicativo , alerta , bom demais Ana. olguinha

    ResponderExcluir
  3. Blogue lindo e o conto uma lição de vida também. Arrumamos a nossa casa, do nosso gosto, para agradar a nós mesmos. Comentários desnecessários como desses amigos, exige também uma resposta bem necessária. A inveja é um veneno que corroí o espírito e entristece a carne.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...