witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jardins & Jardineiros






Todo mundo que tem um jardim em casa, por menor que seja, sabe das dificuldades de se conseguir um bom jardineiro; ou melhor: das dificuldades de se conseguir qualquer jardineiro, seja bom ou ruim. Acredito que em breve, encontrar pessoas que façam serviços caseiros - jardinagem, pequenos consertos, pintura - ficará muito difícil e muito caro! Quem sabe, serão estas as profissões do futuro?

E olhem que nem sou do tipo 'Madame Chata", que reclama de tudo, que exige que o jardineiro saia exatamente às cinco da tarde (por mim, ele pode sair às duas, desde que o jardim esteja pronto). Pago no mesmo dia, não peço descontos, aqueço a refeição deles (com direito a suco ou refrigerante e sobremesa, se tiver) e ainda sirvo um senhor lanche à tarde. Nem sequer exijo perfeição... só quero alguém que venha aqui no dia marcado e faça o meu jardim.




Vejo a vizinha lidando com seus jardineiros, e de vez em quando, rola um estresse feio! Posso escutá-la daqui de dentro da minha casa, reclamando do serviço e mandando fazer de novo. Mesmo assim, os jardineiros estão com ela há anos! Tentei contratá-los; ficaram contentes e marcaram para a semana seguinte. Acordei cedo para esperá-los, e conforme a hora ia passando, percebi que eles não iam aparecer... faltaram no primeiro dia de serviço! E o que mais me deixou indignada, é que eles acenaram para mim lá da casa da tal vizinha. Indaguei: 

"Não era dia de vocês trabalharem aqui?"

E um deles, na maior cara de pau:

"É, Dona Ana... mas a gente veio para cá hoje. Amanhã a gente vai trabalhar aí."

"Não precisa. Amanhã eu vou sair."

"Então nós vamos na próxima sexta!"

"Não precisam vir amanhã, nem na próxima sexta! Como eu disse, eu quero trabalhar com pessoas que tenham responsabilidade e cumpram com seus compromissos."

E a vizinha, fingindo constrangimento:

"Ah, Ana, eu não sabia que era o seu dia... deixa passar desta vez!"

Respondi que não deixaria de jeito nenhum.

Será que meu jardim está com 'urucubaca?' 





Então, lá vou eu de novo: pego o cortador de grama (embora ele tenha sido avariado pelo último jardineiro que passou por aqui) e vou para o gramado. Mas cortar a hera é serviço braçal demais para mim, além do muro ser alto demais.

Novamente, estou procurando por um jardineiro. Um que fique. Talvez eu tenha que virar uma Dona Ana chata e briguenta, exigente e detalhista para conseguir que alguém fique. Bem, vou tentar...



6 comentários:

  1. Felizmente, Ana, tenho um ótimo jardineiro, muito experiente. Entende mesmo de plantas. Pena que Miracema esteja muito longe de Petrópolis (rssss). Como a dificuldade é grande de arranjar um bom jardineiro, ouso lhe pedir que faça uma concessão e chame de novo os jardineiros da vizinha. Gostei, como sempre, do texto. Seus textos são inteligentes e agradáveis. E também se aprende sempre algo. Um forte abraço do Gilberto

    ResponderExcluir
  2. Não é somente jardineiros que estão em falta, todos estão em falta, Ana! Creio que são poucos os que de fato, querem trabalhar, e menos ainda, ter responsabilidade, em qualquer profissão se vê isso, infelizmente! Não tenho jardim, o que tenho são algumas plantas em vasos, na varanda de casa e sou eu mesma que cuido, gosto, herdei isso, não com tanto zelo, de minha mãe! Bela postagem! Blog lindo! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorável Ana,
    Penso que, mais do que a falta de jardineiro, está faltando responsabilidade, brio e comprometimento a muitas pessoas. Mas você haverá de encontrar alguém que execute os serviços como você deseja e merece. Profunda paz e um abraço com ternura.

    ResponderExcluir
  4. Talvez, não tenho certeza, um jardineiro para pequenos trabalhos seja dispensável. Praticar esta verdadeira arte é saudável para mente e corpo, não estou trazendo novidade alguma.
    Mas também é verdade que podas e limpeza são fatigantes, além de requererem experiência. É a solução do problema? Parece que sim, mas atenção com os jardineiros. Já observou que todos eles parecem viver no mundo da Lua?
    Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  5. Querida, nem sempre as pessoas são como imaginamos, mas confesso que detesto esta inconstância e falta de responsabilidade que nos rodeia, principalmente nos prestadores de serviços.
    Um belo jardim encanta sempre! Boa sorte com tuas flores.Obrigada pelas constantes visitas.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna! Infelizmente muitos prestadores de serviços parece não terem muita responsabilidade com o que combinam. Mas existem muitos bons e, com certeza, logo aparecerá um. Lindo teu blog, menina! Abração.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...