witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 4 de agosto de 2013

Vicente de Carvalho - A Flor e a Fonte



A Flor e a Fonte

Poema de Vicente de Carvalho




"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.

"Deixa-me, deixa-me, fonte!"
Dizia a flor a chora
"Eu fui nascida no monete...
Não me leves para o mar!"

E a fonte, rápida e fria
Com um sussurro zombador
Por sobre a areia corria,
Corria levando a flor.

"Ai, balanços do meu galho,
Balanços do berço meu;
Ai, claras gotas de orvalho
Caídas do azul do céu!"



Chorava a flor, e gemia
Branca, branca de terror,
E a fonte, sonora e fria,
Rolava, levando a flor.

"Adeus, sombra das ramadas,
Cantigas do rouxinol;
Ai, festa das madrugadas,
Doçuras do por do sol!

"Carícias das brisas leves
Que abrem rasgões de luar...
Fonte, fonte, não me leves,
Não me leves para o mar!..."

As correntezas da vida
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida
Como a da fonte e da flor...




2 comentários:

  1. Além das belas lembranças, de quando líamos, na classe ginasial, este poema de Vicente de Carvalho, você nos proporciona aqui a beleza emocional e estética de "A Flor e a Fonte". Parabéns pelo poema e pelo besíssimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Não me esqueço desses versos, que conheci na escola. São lindos! Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...