witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Retrato de Dorian Gray



Trechos de "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde

Tradução: Ana Bailune

"A diversidade de opiniões sobre um trabalho de arte mostra que o trabalho é novo, complexo e vital. Quando os críticos discordam, o artista está de acordo com ele próprio. Podemos perdoar um homem por fazer algo útil, contanto que ele não o admire. A única desculpa para fazer algo inútil é que o admiremos intensamente. Toda a arte é totalmente inútil."





"Há apenas uma coisa no mundo pior do que ser falado, e ela é não ser falado."




"Escolho meus amigos através de sua aparência, meus conhecidos por seu bom caráter e meus inimigos por seu bom intelecto."




"Um artista deveria criar coisas bonitas, mas não deveria colocar nada de si mesmo em suas criações. Vivemos em uma época em que o homem trata a arte como se ela fosse uma forma de autobiografia. perdemos o senso abstrato da beleza."



"Em nosso esforço selvagem pela sobrevivência, queremos ter algo que dure, e então enchemos nossas mentes com lixo e fatos, na tola esperança de manter nossa posição."




"O homem completamente bem informado é algo terrível. É como uma loja de refugos, toda cheia de monstros e de poeira, com todos os artigos acima do seu devido valor."



"Hoje em dia, as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada."




"Há muitas coisas que jogaríamos fora se não tivéssemos medo de que outros pudessem pegá-las."




Sobre conselhos: "As pessoas gostam muito de doar o que eles mesmos mais necessitam. É o que eu chamo de profundidade da generosidade."




"Os bons artistas existem simplesmente naquilo que eles fazem, e consequentemente, estão perfeitamente desinteressados no que eles são. Um grande poeta, um realmente grande poeta, é a menos poética de todas as criaturas. Mas poetas inferiores são fascinantes. Quanto piores forem as suas rimas, mais pitorescos eles se parecem. O mero fato de terem publicado um livro de sonetos de segunda classe faz com que um homem se torne irresistível. Ele vive a poesia que não pode escrever. Os outros escrevem a poesia que não podem realizar."



"Experiência não representa nenhum valor ético. É apenas o nome que os homens dão aos seus erros."




2 comentários:

  1. Eis um livro para ser lido e relido. Um dos meus preferidos.

    Ótimos, os trechos que você selecionou.

    "Um artista deveria criar coisas bonitas, mas não deveria colocar nada de si mesmo em suas criações. Vivemos em uma época em que o homem trata a arte como se ela fosse uma forma de autobiografia. perdemos o senso abstrato da beleza."

    Gostei muito deste, acho que porque me aborrece um pouco quando as pessoas tentam me encontrar nos meus texto, como se estivessem lendo minha autobiografia.

    Abraços, Ana.


    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...