witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fábulas Chinesas - Esperando um Coelho / O Pássaro de Nove Cabeças





Duas fábulas do livro Fábulas Chinesas, de Sérgio Cappareli & Márcia Schmaltz









Esperando um Coelho


No reino de Song existia um camponês que tinha uma árvore dentro de sua propriedade. 

Ele não gostava de arar a terra e mantinha a esperança de que caísse do céu alguma coisa boa. Um dia, enquanto estava lavrando, viu um coelho que vinha correndo afoito, e, não conseguindo parar, bateu no tronco da árvore, quebrou o pescoço e morreu.

O camponês ficou feliz da vida, pois não precisou fazer nenhum esforço para conseguir um coelho para comer. Decidiu então não trabalhar mais, ficando embaixo da árvore à espera que outro coelho fizesse a mesma coisa.

Passaram-se muitos dias e nada de um coelho afoito correr na direção da árvore. As pessoas começaram a rir dele, dizendo que era um folgado, nessa espera por um coelho.

Uma boa oportunidade deve ser aproveitada, mas não fique de braços cruzados esperando a sorte.











O Pássaro de Nove Cabeças

No monte Nieyao existia um pássaro de nove cabeças. Quando uma cabeça queria comer, as oito restantes disputavam com ela a comida. Elas lutavam, bicando-se mutuamente e ensopando de sangue as penas. No fim, as nove cabeças estavam machucadas e o pássaro não havia conseguido comer nada.

Um pássaro marinho, assistindo à cena, começou a rir:

-Não percebem que a comida que entra pelas nove bocas enche a mesma barriga? Não há razão para que nove cabeças vivam brigando umas com as outras!





2 comentários:

  1. Ana, achei muito interessantes as duas fábulas! Muita lição, reflexão e edificante post!...

    Um Bom Dia! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse em outro comentário, nunca saio daqui com as mãos vazias. Não conhecia nenhuma das duas fábulas. Essa do pássaro de nove cabeças é maravilhosa. Muito inspiradora.
    Abraços, Ana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...