witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Me Desculpem, mas Será que Ninguém Enxerga?

Me desculpem, mas eu não aguento mais essa mania que as pessoas adquiriram, de se acharem coitadinhas! Por que passe livre? A vida toda, apesar de ter sido estudante carente, meu pai - que era serralheiro e ganhava pouco - pagava as passagens da gente. Estudei com dificuldades. Cresci num Brasil que as pessoas chamavam de 'ditadura' e o que eu sei, é que naquela época, as pessoas trabalhavam e pagavam suas contas. Passava de ano quem estudasse. Professores eram respeitados, e ter um professor na família era motivo de orgulho, de honra, e não de pena!

Hoje em dia, as coisas estão bem diferentes: as pessoas só querem pensar no que podem obter de graça. Choraram de emoção quando colocaram o PT na presidência, adoraram quando as bolsas-pobrinho foram lançadas, aplaudiram quando decidiram que alunos de escolas públicas não mais seriam reprovados e vibraram quando trouxeram a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o Brasil; agora estão nas ruas, quebrando tudo porque houve um aumento de vinte centavos nas passagens? Não dá para entender... até agora, o PT era maravilhoso! Por que deixou de ser?

Hoje, as pessoas reclamam porque são atendidas por profissionais despreparados, e nem veem que a tendência é piorar cada vez mais, pois ninguém é reprovado, e entrar para uma faculdade está se tornando cada vez mais uma concessão feita devida à cor da pele e a condição social, ao invés de esforço pessoal e estudo. Não acredito que fazer concessões e colocar na cabeça do povo que ele é coitadinho resolverá qualquer problema; é preciso investir na educação para que todos tenham oportunidades iguais! Essa política do coitadinho já está fedendo, e mostrando-se um equívoco!

Tem certas coisas que realmente me irritam nesse país; há um post circulando pelo Facebook de um rapaz, "coitadinho," um mauricinho que participou da baderna e agora está reclamando porque teve que pagar vinte mil reais de fiança para ser solto! Um cara que tem vinte mil reais para pagar fiança precisa andar de ônibus? Tá reclamando de quê?! Este e outros acontecimentos só vem para provar que o que está acontecendo, é pura manipulação política!

O cidadão carente é incitado a protestar e fazer baderna, quebrando os ônibus dos quais eles mesmos precisam. Depois, ficam sem! Enquanto isso, os que nunca usam transporte público, ficam por trás, segurando as cordinhas e causando polêmica. O que está por trás de tudo isso? Algo do tipo: "Vejam só quantos problemas vocês tem! O povo precisa protestar contra a corrução e a opressão!" E depois, "Olha só, nós temos as soluções para todos os problemas! Votem na gente!" E o cidadão vai lá, vota nos salvadores da pátria, e tudo o que eles querem, é estar lá no poder para fazerem exatamente a mesma coisa: continuar com a corrupção e a roubalheira!

A solução, é aprender a votar, a pensar por si mesmo, a ler nas entrelinhas! É entender que tudo que vem fácil demais, não pode ser bom nem duradouro! É saber que somente através de esforço pessoal se chega a algum lugar. E que protestar a favor de um país melhor não significa sair por aí quebrando coisas e ferindo pessoas, mas aprender a votar, aprender a trabalhar! Muito poderia ser feito através de simples boicote, sem badernas, sem gritaria. Mas se não houver gritaria, o movimento atrairá pouca atenção da mídia, e alcançará um menor número de pessoas, ou seja: quem vai perceber, quando 'alguém' dizendo-se salvador da pátria chegar com a solução? As pessoas estão fazendo propaganda política para alguém, e nem percebem.

Dentre estes que estão lá protestando por causa do preço das passagens, quantos estarão lá nos estádios, pagando fortunas para assistir aos jogos? Ah, mas eles estarão certos, pois o futebol é paixão nacional! E assim seguiremos, e nem sequer percebemos que o que estamos vendo lá em cima no poder, é um retrato fiel de nós mesmos, de nossa própria corrupção. Cada povo tem o governo que merece. E para que haja qualquer tipo de mudança lá em cima, é preciso que estas mudanças comecem aqui, dentro de cada um de nós. Melhorar a si mesmo é a melhor forma de melhorar um país. Nenhuma mudança real acontece de fora para dentro, e sim, de dentro para fora.

Chega de vitimização! É preciso abrir os olhos e ver que essa gente que comanda esse tipo de movimento, não valem o sacrifício.

14 comentários:

  1. Ana, disseste tudo o que eu diria, penso do mesmo jeito, ainda por cima deram prova de tremenda falta de educação vaiando a Presidente Dilma, não votei nela e não voto no PT, mas já que está lá no Poder é lhe devido o respeito, aprendi assim como você, no meu tempo de estudante, respeito à hierarquia.
    A educação começa em casa, temos de pensar nisso! Parabéns pelo post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ana,você soube expressar aqui a minha opinião e de muitas pessoas que conheço.Eu concordo com você de A a Z e assino embaixo.Parabéns pelo texto.Divulgue-o bastante ,muitos gostarão de lê-lo.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. ... Oi Ana, pois é amiga, vaiaram a PresindetA... Que coisa feia né? Eu não vejo nada de feio, vejo sim muita burrice. Porque votaram nela? Ah, me poupe!

    Como você bem o disse: "Cada povo tem o governo que merece".
    O PT chegou com cara de povão, arrebatou seguidores em todo país com promessas de melhoria para os mais carentes... Blá blá, blá ...
    Subiram no palco das pantomimas e começaram o espetáculo da mentiras.

    Só porque inventaram o bolsa família, o passe livre, leve leite e sei lá mais o quê, isso que dizer que foi o melhor governo que já tivemos?

    Aprender a votar, Ana? Votar em quem minha amiga? Nâo há ninguém em que possamos confiar. O povo tá careca de saber disso. São todos uns mentirosos. E é sempre as mesmas bobagens e o país não sai do lugar.
    País emergente? ONDE, QUANDO COMO E POR QUÊ?

    Mas note bem, eventos gigantes como a Copa do MUndo e as Olimpíadas é que conseguem mascarar as falcatruas deles e distrair o povo fazendo-os esquecer das dificuldades em que vivem
    .
    E tem mais, eles pensam: O povo, quanto mais burro melhor, assim poderemos manipular o quanto quisermos. Melhorar educação pra quê? Me poupe de novo!

    Quantos projetos sociais que nossa ex-primeira dama apresentou?
    Dona Marisa (muda, ainda bem)Lula da Silva nunca proferiu uma palavra nesses anos de poder do marido.

    Há tanto o que fazer aqui meu Deus. Mulheres carentes que não têm informação sobre controle da natalidade. Crianças de rua que fingem que a fome não existe.Cadeias sem condições de abrigar os presos.Polícia mal preparada e mal paga. Cidadãos de bem morrendo todos os dias por não terem mais que R$30,00 na conta... Matar pelo prazer de matar? E nada acontece?

    E lá foram-se 8 anos desse governo. E agora de novo! Portanto, parem de reclamar. A massa a colocou lá!

    Isso, vão pra ruas gritarem por seu direitos. Acordaram do sono da bela adormecida? Sei...

    Ana, você colocou muito bem essa parte que entre os manifestantes (com certeza), estão aqueles que pagam fortunas pra assistirem a finas de campeonatos, enquanto sobe o preço da tarifa de luz, de tansporte.

    Escolas sem condições de receber alunos porque estão caindo aos pedaços. Professores e médicos mal pagos. Saúde claudicando... E aí minha gente?
    Ruim com a ditadura, pior sem ela, tá?

    Excelente explanação, Ana... To parando por aqui.
    bacios pra ti e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Fico triste quando vejo que buscam as soluções por caminhos errados. Numa democracia o que é preciso é votar com consciência e se não está satisfeito na próxima eleição busque analisar melhor o seu voto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ana,seu texto ficou espetacular e disse tudo que eu queria dizer e não sabia como!Tb acho que tudo não passa de manipulação politica!bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana! Você disse tudo o que está engasgado em muita gente, inclusive em mim! Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Dois textos brilhantes : o teu e o da LU !
    Infelizmente, em Portugal, depois das burrices e das mãos beijadas dos socialistas, estamos em crise. E o POVO quer mudança, pois está a pagar a brincadeira de mau gosto do Sócrates e queros socialistas de volta...
    Povo BURRO !

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE MINHA FLOR!
    O TEXTO É REAL,O QUE PENSAMOS ESTÁ DENTRO DELE...
    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. Olá!Boa tarde
    Ana
    Belo texto opinativo..
    penso que o livre direito do exercício de manifestação não se pode jamais ser confundida com o que esses "revolucionários", que vivem de mesada , e se fazem de coitadinhos , tentam... , conformando uma enorme maioria silenciosa manipulada pelos poderosos, justamente esses, que não procuram a melhoria de si próprios., primeiro. Enfraqueceram-se enormemente os fundamentos de uma sociedade aberta, democrática, plural, que em nome da diversidade, da igualdade e do pluralismo, liquidou o debate amplo.
    Apesar que , embora com uma pauta frágil...com esse movimento, recados importantes estão sendo dados para quem estiver atentos e não se ficar somente fazendo papel de vítimas,embora não haja uma articulação em torno de um discurso comum porque o descontentamento é difuso. Me torna claro que é contra esse sistema que está instalado no Brasil há décadas e que precisa de mudanças. O preço da tarifa é só um estopim.Questões de minorias, direitos humanos , à educação , votos conscientes , tem sido, de fato, negligenciadas...
    por isso que a política feita no Brasil como razão da miséria não poderia dar em outra coisa que não na miséria da razão....
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana
    Também não concordo com muitas das revindicações, acho irreais e impossíveis de serem atendidas, mas o que me entusiasma é o movimento em si, pois há muito tempo o povo brasileiro engole tudo calado.
    Bjux

    ResponderExcluir
  11. correta visão mas existem outras né...
    fala-se muito em educação mas educar nos moldes atuais que nos impõe competir em um mundo aonde existirão ganhadores e perdedores não é o ideal...
    sei que ainda é utópico pensar e agir de uma maneira igualitária e fora dos sistemas vigentes mas é legal exercitar a possibilidade de nos enxergamos todos como irmãos planetários!
    e não adianta: na hora H queremos apenas o bem estar de nossos entes queridos e fazemos de tudo por eles sacrificando e até machucando um outro...para existir amor fraternal é necessário uma prova "material" para a grande massa que não somos apenas carne e ossos...

    ResponderExcluir

  12. Olá Ana,

    Você se posicionou muito bem neste desabafo. Tudo o que foi dito é fato.
    Porém, creio que a revolta popular não está apenas embasada no aumento da passagem de ônibus. Isto foi apenas a gota que encheu o copo. O povo cansou e finalmente criou coragem para deixar sair o grito que até então estava entalado em sua garganta. Claro que o movimento está em desconformidade com a ética e com a democracia. Protestar é uma coisa, badernar é outra. Nada justifica os atos de vandalismos que estão sendo praticados. E também acredito que por detrás dos protestos pode haver interesse político. De qualquer forma, é hora do povo acordar e mostrar que também tem voz.
    E, finalmente, concordo que a mudança do mundo depende unicamente da mudança de cada um de nós.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Querida Vera, o que eu gostaria realmente, é ter certeza de que o povo está agindo de modo PENSADO, consciente, e não sendo manipulado mais uma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que a Vera disse é o desejado: tá na hora de um "começo",de um grito e de um despertar e se ele começar deste jeito não vejo problemas,afinal seria muita ilusão não querer mudanças sem conturbações...
      ninguém está agindo de um modo pensado e haverá manipulação sim porém espero que o processo não pare e seja irreversível...
      que haja um novo "inconsciente coletivo" e que ele nos ajude a preparar o terreno para novidades!
      menos intelectualidades e mais ação é o que estou vendo!

      Excluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...