witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Pequeno Príncipe




Trecho de "O Pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

(...)
Ele sorriu com tristeza.

Esperei muito tempo. pareceu-me que ele ia se aquecendo de novo, pouco a pouco.
-Meu querido, tu tiveste medo...

É claro que tivera. Mas ele sorriu docemente.

-Terei mais medo ainda esta noite.

O sentimento do irreparável gelou-me de novo. E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto.

-Meu bem, meu quero ainda escutar o teu riso...
Mas ele me disse:
-Faz um ano esta noite. Minha estrela se achará justamente em cima do lugar onde caí o ano passado...
-Meu bem, não será um sonho mau essa história de serpente, de encontro marcado, de estrela?
Mas não respondeu à minha pergunta, e disse:
-O que é importante, a gente não vê...
-A gente não vê...
-Será como a flor. Se tua amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas a estrelas estão floridas.
-Todas as estrelas estão floridas.
-Será como a água. Aquela que me deste parecia música, por causa da roldana e da corda... Lembras-te como era boa?
-Lembro-me...
-Tu olharás d enoite as estrelas. Onde eu moro é muito pequeno, para que eu possa te mostrar onde se encontra a minha. É melhor assim. Minha estrela será então qualquer das estrelas. Gostarás de olhar todas elas... Serão todas tuas amigas. E depois, eu vou fazer-te um presente...

Ele riu outra vez.

-Ah! Meu pedacinho de gente, meu amor, como eu gosto de ouvir esse riso!
-Pois ele é o meu presente... será como a água...
-Que queres dizer?
-As pessoas tem estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são os guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém...
-Que queres dizer?
-Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem rir!

E ele riu mais uma vez.



-E quando te houveres consolado ( a gente sempre se consola) tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E abrirás às vezes a janela à toa, por gosto... E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: "Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!" E eles te julgarão maluco. Será uma peça que te prego...
E riu de novo.

-Será como se eu te houvesse dado, em vez de estrelas, montões de guizos que riem...
E riu de novo, mais uma vez. Depois, ficou mais sério:
-Esta noite, tu sabes... não venhas.
-Eu não te deixarei.
-Eu parecerei sofrer... eu parecerei morrer. É assim. Não venhas ver. Não vale a pena...
-Eu não te deixarei.




Mas ele estava preocupado.
-Eu digo isto... também por causa da serpente... É preciso que não te morda. As serpentes são más. Podem morder por gosto.
-Eu não te deixarei.
Mas uma coisa o tranquilizou:
-Elas não tem veneno, é verdade, para uma segunda mordida...

Essa noite, não o vi por-se a caminho. Evadiu-se sem rumor. Quando consegui apanhá-lo, caminhava decidido, a passo rápido. Disse-me apenas:
-Ah! estás aqui...
E ele me tomou pela mão. mas afligiu-se ainda:
-Fizeste mal. Tu sofrerás. Eu parecerei morto e não será verdade.
Eu me calava...




-Tu compreendes. É longe demais. Eu não posso carregar este corpo. É muito pesado.
Eu me calava.
-Mas será como uma velha casca abandonada. Uma casca de árvore não é triste...
Eu me calava.
Perdeu um pouco da coragem. Mas fez ainda um esforço:
-Será bonito, sabes, Eu também olharei as estrelas. Todas as estrelas serão poços com uma roldana enferrujada. Todas as estrelas me darão de ber...
Eu me calava.
-Será tão divertido! Tu terás quinhentos milhões de guizos, eu terei quinhentos milhões de fontes...
E ele se calou também, porque estava chorando...
-É aqui. Deixa-me dar um passo sozinho.




E sentou-se, porque tinha medo.
Disse ainda:
-Tu sabes... minha flor... eu sou responsável por ela! Ela é tão frágil! Tão ingênua! Tem quatro espinhos de nada para defendê-la do mundo...

Eu sentei-me também, pois não podia mais ficar de pé.

Ele disse:
-Pronto... Acabou-se...
Hesitou ainda um pouco, depois ergue-se. Deu um passo. Eu... eu não podia mover-me.

Houve apenas um clarão amarelo perto da sua perna. permaneceu, por um instante, imóvel. Não gritou. Tombou devagarinho como uma árvore tomba. Nem fez sequer barulho, por causa da areia.

(...) Agora já me consolei um pouco. Mas não de todo. Sei que ele voltou ao seu planeta; pois ao raiar do dia, não lhe encontrei o corpo. Não era um corpo tão pesado assim... E gosto, à noite, de escutar as estrelas. Quinhentos milhões de guizos...



5 comentários:


  1. Olá Ana,

    Um livro marcante em minha adolescência. Precisei ler mais de uma vez e ainda hoje aprendo nas entrelinhas as belas lições que ele traz.

    "O que é importante, a gente não vê...".

    Ótima tarde.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ana, esse é um livro que lemos para não mais esquecer. E é sempre um prazer ver a publicação de trechos dele. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Ana!!

    Que belos trechos escolheste!!
    Este livro é lindo! Sábio Saint-Exupéri!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de reler, é sempre agradável voltar a ler o que se gosta,
    ag

    ResponderExcluir
  5. AMO O PEQUENO PRÍNCIPE, LEIO VÁRIAS VEZES,
    ESTOU SEMPRE A LEMBRAR DE PASSAGENS DO LIVRO
    QUE ME ENCANTAM...BJS!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...