witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 4 de maio de 2013

Espelhos











Trecho do livro "Curar a Casa", por Hilda Ikeda




Os espelhos


Os espelhos, dentro do Feng Shui, são considerados uma verdadeira panaceia capaz de curar diferentes males. Para começar, resolvem problemas de sensação espacial, ampliando um pequeno ambiente enquanto refletem e multiplicam.

Colocados estrategicamente, também são capazes de acrescentar luz natural a um lugar escuro, descobrir entradas, reviver paredes desaparecidas e duplicar janelas e panoramas. Também podem refletir a luz e a paisagem exterior dentro de um local que,  de outra maneira, pareceria apagado e murcho.



Os espelhos realçam, ativam e fazem fluir o 'chi' e por isso, são conhecidos como "as aspirinas do Feng Shui."


Frequentemente, nós os vemos em entradas de edifícios, onde dão uma amplitude ilusória. Como regra geral, para o Feng Shui o tamanho indicado do espelho é "quanto maior, melhor". Cobrir uma parede completamente com um espelho duplica o ambiente, tornando-o mais dinâmico, vital e portanto, mais saudável. Pequeno ou médio, todo espelho deve refletir, pelo menos, a cabeça completa da pessoa que se aproxima dele. Do contrário, se essa pessoa precisa ficar na ponta dos pés para ver seu rosto, seu 'chi' se enfraquecerá sensivelmente. Pela mesma razão, são desaconselháveis os espelhos que distorcem a imagem, ou aqueles que não a refletem com absoluta clareza, devido a manchas ou deformações próprias.





A forma do espelho também influirá sobre o uso que lhe é dado ou o lugar onde for colocado. Espelhos ovais ou circulares - formas associadas com o elemento metal - podem ser propícios para as regiões da casa relacionadas com a criatividade e com os filhos... Um espelho vertical, de corpo inteiro, emoldurado com madeira, é um estímulo muito bom para a parte relacionada com a saúde e a família.




Obviamente, como toda ferramenta, os espelhos também apresentam riscos. Colocados ao final de um corredor não fazem mais que duplicar esse corredor sem saída, proporcionando uma sensação de angústia inexplicável, mas tangível. Para isso, é preferível dispô-los em forma transversal, junto das portas que dão para o corredor, e assim, esse corredor se alargará. Colocados em frente da cama, podem incomodar os que aí dormem, provocando dificuldades para conciliar o sono e até mesmo gerando insônia. Os espelhos estimulam e atraem um excesso de energia, o que provoca desequilíbrios e prejudica o descanso. Afinal, fazendo uma comparação, aspirina em excesso também não é saudável.





4 comentários:

  1. Olá!
    Ana
    sim...é verdade como a própria Hilda disse em seu livro, "A casa pode adoecer ou nascer doente, podemos curá-la ou fazer com que nasça sadia, e, em unidade com os que a habitam...", e por isso acredito que tudo que é usado para decoração tem que ter o poder de redirecionar a circulação de energia em um ambiente...
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado! Adoro espelhos, mas nunca os tinha encarado sob essa ótica. Revelação do que já sabia sem saber é a colocação de espelhos no final de um corredor. Definitivamente, não gosto, proporcionando-me a sensação de poço sem fundo.
    Gostei mesmo desta reflexão!

    ResponderExcluir
  3. Ana, que super-interessante essa sua postagem, amei saber algo que nunca soube.
    E analisando sobre "ficar nas pontas dos pés" para se ver no espelho, menina não é que no meu banheiro preciso fazer isso...não que eu seja baixinha, e sim o espelho alto.
    Fui pesquisar o que é chi, que nem ideia fazia, e descobri ser a essência da vida, a força motivadora.
    Dessa forma analisei essa desmotivação tão grande que se apodera de mim...vou regular a altura desse espelho.
    :)

    Amei vir aqui e pretendo voltar.

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! tenho este livro, é fantástico, ensino Psicologia aos meus alunos do Normal Médio e tenho que me atualisar sempre. Tem a terapia do espelho que dá muito certo, é mais ou menos assim: no dia que acordar com raiva de tudo, mal humorada, etc devemos ir até o espelho, olhar nos nossos olhos e falar tudo , sempre olhando nos olhos, até brigar se for preciso. Logo iremos nos sentir bem. Isto foi uma professora de pscologia que nos ensinou, ela falava que parecia ser coisa de loco, mas que dava certo!!! E da mesmo!!!
    Abraços minha querida!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...