witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Doce de Abóbora











Sábados à tarde. Fazia frio, e estávamos todos sentados no sofá da sala, sob os cobertores, assistindo ao seriado Os Waltons (nossa, já faz tempo...). De repente, aquela vontade de comer alguma coisa diferente. O pai ainda demoraria a chegar, trazendo o lanche da noite de sábado, então a mãe abria a geladeira - quase vazia- e olhava o que tinha: um pedaço de abóbora bem vermelha. 


No armário, açúcar e cravos. Era picar a abóbora e cozinhar até desmanchar. Acrescentava-se o açúcar e os cravinhos, e o cheiro penetrava em cada fresta da casa... tarde deliciosa, comendo o doce de abóbora em frente a TV.


Hoje em dia, acrescento ainda leite de coco e coco ralado, o que dá um gostinho todo especial. Deixo a abóbora secar bem na panela após acrescentar o açúcar, mexendo sempre. Demora... dependendo da qualidade da abóbora - se tem mais ou menos água - poderá levar mais de uma hora.


E enquanto mexo, o movimento circular da colher de pau me transporta, quase em transe, para aquelas antigas tardes de sábado. Além do barulhinho do doce no fogo, escuto os passarinhos cantando lá fora, e o relógio da cozinha tiquetaqueando.


Novamente, o cheiro do doce acha espaço pela casa, enquanto o frio me olha pela vidraça, com a boca cheia d'água.
























.






.

10 comentários:

  1. Boa noite, Ana. Legal voltar ao tempo tão distante e relembrar como era saudosa a infância.
    O doce de abóbora é uma delícia, com côco e bastante cravo nem se fala.
    Não se precisa de muito para ser feliz.
    Beijos na alma e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ahh que coisa mais linda esse teu piscar de olhos ao passado, trazendo até nós sabores, odores e histórias de vida.

    Tens um modo todo especial de contar tuas memórias, Ana! Você comove ao mesmo tempo que anima quem lê. Porque teu narrar é cinema 3D - as imagens saltam e a gente fica querendo participar, mesmo que por pouco tempo.

    É o que digo: "a memória tem uma inesgotável caixa de lápis de cor" e você a usa lindamente.

    *eu também amava assistir ao seriado e era apaixonada por Jonh Boy kkkkk
    *Ana, passa no Escritos na Memória, tem história nova por lá. Adoraria saber sua opinião, obrigada!

    bacios caríssima, amoooo doce de abóbora e fiquei com vontade tá? kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ana, fiquei com água na boca! Como é bom lembrar as coisas da infância e adolescência. O passado vem dourado pela saudade.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida Ana! Estou participando de uma Tang a convite do Thiago do blog Ô TROCYN BÃO, achei muito legal, como te acho uma pessoa muito culta e que demosntra gostar de ler e escrever, estou te convidando a participar também. Não é obrigado, fique a vontade. Passe lá no meu blog, veja as minha respostas, deixe seu comentário, ficarei grata. Bjus uma linda noite.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MINHA QUERIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    IMPRESSIONANTE A CAPACIDADE DAS BOAS LEMBRANÇAS ,GRAFAR FATOS VIVIDOS É TUDO QUE EMOCIONA QUEM LER ...
    BJSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Que belo texto, Ana! Não por acaso é um dos seus mais visitados! Memória bonito e escrita fluente sempre dão bom resultado!
    Minha mãe costuma dizer que é preciso o doce adquirir uma aparência brilhante na panela antes de ser retirado. Demora mesmo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Lindo e delicioso texto, adoro doce de abóbora, mas não coloco coco, faço só com açúcar e cravos, mesmo assim, bem simples, é uma delícia!
    Ah, fiquei aqui imaginando fazer o doce e ao mesmo tempo ouvir o canto dos passarinhos lá fora, isso sim é que é paz!
    Amei!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. Que magnífica crônica, trazendo inclusive receita. Sabe que nunca comi doce de abóbora. Mas lendo sua crônica deu vontade. Qualquer dia desses vou experimentar. rsrsrsr. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...