witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 27 de março de 2013

Sobre Demônios e Pecados - Rubem Alves




Trechos do livro "Sobre Demônios e Pecados," de Rubem Alves



"Mais poderoso que o nome do demônio é o riso. Quando ele começa a atormentá-lo, ponha-se a rir. O demônio ou demônios que moram em você fugirão espavoridos. Porque, como disse Nietzsche, maravilhoso exorcista, os demônios 'são o espírito da gravidade' e não suportam a leveza do riso."



A Arrogância

"Nicolas Berdyaev, filósofo russo, disse que a estética é o campo em que Deus e o Diabo travam suas batalhas. Há demônios especializados na beleza. Porque a beleza é sedutora.(...) O programa do nazismo era lindo: saúde, beleza, limpeza. Eu estaria pronto a dar o meu apoio a um partido que adotasse esse programa. Hitler amava as artes plásticas e a música. E quantas tragedias pessoais acontecem por causa de um rosto bonito e vazio! (...) O arrogante se acha lindo. Somente aqueles que o veem se dão conta de seu ridículo.

É o caso do vaidoso. Ele se acha o mais bonito, o mais inteligente, o mais interessante. Deseja aparecer. Abre o rabo de penas coloridas e fica esperando a admiração dos que o veem. (...) Os mais bobos falam sem parar, julgando que suas palavras são poemas. Não percebem que os outros estão dizendo: "Você é um chato!"



(...) A arrogância assume várias formas. Numa extremidade está a arrogância narcísica. Você conhece o mito de Narciso. Jovem lindo, o mais lindo de todos, apaixonou-se pela própria imagem refletida no espelho d'água de uma fonte. (...) Ficou paralisado à beira da fonte e morreu, transformando-se então na flor que leva seu nome.

O mundo está cheio de Narcisos. 

(...) Na outra extremidade está a arrogância violenta, que acontece quando Narciso, além de convencimento, tem poder. Tendo poder, ele se impõe. Claro. Convencido de sua beleza, ele acredita que suas ideias são as únicas certas. As ideias de todos os outros tem de estar erradas. Ele não pode admitir que outros possam estar certos. Porque isso seria admitir que os outros possuem uma beleza que ele não possui. Se ele for somente um Narciso sem poder, sua feiura aparece somente na chatice de que todos fogem. mas, se ele tem poder -  se é presidente, ou diretor de escola, ou chefe de departamento, ou delegado, ou oficial do exército, ou campeão de artes marciais, ou professor, ou pai, ou mãe-, não titubeia em lançar mão de de seu poder para fazer valer a  superioridade que acredita possuir. Aí a arrogância se revela como violência. Quanto ao arrogante narcísico, todos riem dele. Quanto ao arrogante violento, todos riem dele e desejam sua morte.



A arrogância está intimamente ligada à vaidade. A palavra 'vaidade' vem do latim vanus, que quer dizer 'vão'. Vaidade, assim, é o vazio, o sem conteúdo, o sem valor. O arrogante está possuído pela vaidade. Vi um lagarto arrogante. Insignificante se não se percebia visto, quando queria impressionar os outros estufava um saco vermelho que havia no pescoço. Ficava, de fato, impressionante e amedrontador. Mas seu papo vermelho era vanus - estava cheio de ar. Assim são os arrogantes."

3 comentários:

  1. Rubem Alves tem um estilo de escrita bem agradável para se ler. E você escolheu textos muito significativos. Vamos rir e afastar os demônios (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Um carinho o seu blog, Ana! Li várias citações, Ana, todas muito bonitas e sábias. Mas, aqui entre nós, você não precisa citar ninguém, basta você citar a si mesma.

    ResponderExcluir
  3. Este é um bom critério de seleção para afastar pessoas que não servem para nosso grupo. Assim como os que desejam fazer network, que desejam ser reconhecidos, elogiados, bajulados. Elogios que são estímulos, refletem-se em gratidão pelo conhecimento passado que não infla egos mas reforça a escolha certa. A hora é de cooperação e essa somente se faz quando não se espera nada em troca. Aí todos crescem. Que seja assim o nosso grupo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...