witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 3 de março de 2013

Olhinhos de Gato - Cecília Meireles



Trecho do livro "Olhinhos de gato" de Cecília Meireles


(...) O mesmo peso e a mesma sombra estiveram, anteriormente, sobre o coração.
Ela andava entre as folhas secas, e as pedras, e as raízes das plantas, sozinha, falando sozinha, abaixando-se para apanhar uma concha misturada com a terra, ou perguntando coisas a algum caco de vidro. Os espinhos puxavam-lhe o vestido. As pombas fugiam de seus sapatos. Nos quintais sossegados, cachorrinhos latiam. Era doce o ar, e deitavam-se cores atrás das montanhas. Um papagaio de papel balançava-se muito alto, no caminho dos pássaros.
Então seu ouvido percebeu um gemido baixinho. 
Parou entre as árvores, para descobri-lo. 
Ouviu o zunir de um inseto, o suspiro da tarde nas folhas, o pingo de água no tanque, um pio de pássaro muito longe...
-As coisas mais mínimas. Até o fru-fru do papel de seda do papagaio lá no céu.
pedras. Buracos. Raízes entrelaçadas. Sombras de frondes...
E o gemido continuava.
Coreu para a moita dos "brincos de rainha", afastou os galhos, debruçou-se para dentro, sustida numa folha copm os pés a fugirem do barranco - e na sombra dois olhinhos mal abertos se levantaram para os seus, com o tênue gemido, numa expressão tão compreensível de medo e queixa como se ali estivesse uma outra criança igual a ela: e sofresse.
Tropeçando nas pedras, rasgando-se nos espinhos, subiu a correr, com o coração rápido, metendo-se por entre coisas velhas- regadores, panelas, ancinhos- à procura de qualquer coisa que aumentasse os seus braços, que a fizessem chegar até o fundo daquele - para ela imenso - abismo, e de lá retirar aquela vida que gemia.
E com uma alça de barbante, sozinha, a trouxe do fundo da sombra, e a levou para o quintal acima, pela escada acima, com as pernas já moles do esforço e da emoção, para espanto de todos, que lhe perguntavam: "Mas de onde arranjaste esse bicho tão feio! E não tiveste medo? E que vamos fazer agora deste cachorrinho?"




E o bicho movia-se pelo chão, pretinho encaracolado, e a menina, de cócoras, ria-se e tinha medo, ao mesmo tempo. Maria Maruca resmungava: "É muito engraçadinho, sim, para me sujar a cozinha toda." Dentinho de Arroz não lhe queria tocar: "Eu sei lá de onde veio isso! Essa gente sabe muita coisa... Pode ser alguma 'porcaria'."
mas Boquinha de Doce dizia: "A criança também há de brincar com alguma coisa. Contanto que não se machuque... Deixem o pobre bichinho. Uma coisinha tão pequenina! Que trabalho é que isto dá!" Mas Maria Maruca implicava: "É mais uma coisa para atrapalhar os pés da gente!"
Olhinhos de Gato estava brincando com ele, mas estava também escutando. E Boquinha de Doce perguntou-lhe: "Como é que vai se chamar?" Discutiu-se o nome. A criança queria que fosse "Jasmim". "Ai, um jasmim preto!- ria Maria Maruca - nunca na minha vida vi!" E troçando chamava-o: "Jasmim, Jasminzinho, anda cá, meu cheiroso Jasmim!..."
E acasa encheu-se daquela nova alegria. Patinhas negras pulando os degraus da escada, corpinho negro encolhendo-se por baixo dos móveis... Focinho negro, de olhinhos estufados, diante do qual o gato surpreendido e contrariado fazia 'ffffl...!" como a corda frouxa da guitarra...
Mas um dentinho branco e pontudo pode passar de raspão, como um espinho, e uma gota de sangue despontar, como um pingo de orvalho, Corre-se com o vidro de iodo. "Eu, por mim, punha-lhe açúcar em cima, e depois, uma teia de aranha..."
E, alta noite, ela mesma não sabe que a mão, robusta e morna, pousa-lhe na testa, no pescoço, nos braços. Que se examina o dedo ferido, que se torna a apagar a luz. Que talvez se reze...
O que sabe, porém, no dia seguinte, é que não anda mais nem pela casa nem pelo quintal aquele brinquedo peludo de olhinhos tão redondos e dentinhos tão finos.
Lá vai ela, calada e sozinha, mais com apreensão do que com esperanças. Por baixo dos móveis, já viu; por dentro das barricas e dos cestos, também; e atrás das portas, não está... E não caminha mais para longe. Procura por entre as pedras, afasta de novo a moita de 'brincos-de-rainha'- como naquela tarde... mas não está. Não se ouve mesmo nenhum gemido. Não o encontra e não pergunta. E não pergunta só pelo medo da resposta.
E deixaram-na procurar tanto! E deviam ter visto que estava sofrendo... E seu coração doía como se o tivessem pisado duramente e sem socorro.
maria Maruca ceio implicar: "Não achaste o Jasminzinho? Foi-se embora, o maroto! Fugiu!..."
E ela, então, chorou alto, convulsamente, sob muitos tormentos reunidos e confusos, e as pessoas se desfizeram diante dela, como estátuas de cinza, e a casa ficou vazia, sem mais braços, sem mais rostos, sem mais vozes certas. Sozinha ela existia entre as coisas imóveis, que talvez lhe falassem, se pudessem, e a abraçassem, se não estivessem presas na sua forma. Sozinha ela existia - com as cadeiras, os espelhos, as paredes, as árvores, as nuvens, o sol...
Era assim.

4 comentários:

  1. Muito lindo!!!! Esse livro é maravilhoso!!! Comecei a ler mas parei (na época eu não era muito de livros), mas pretendo voltar a lê-lo, para viajar mais nos capítulos cheios de histórias e peripécias de Cecília Meireles.... Abraços, adorei o post....

    R. B. Mattozzo' - Blog Diretrizes da Vida

    ResponderExcluir
  2. Precioso, Ana. Não consigo acompanhar seu blog, é bem acelerado!!! Como você produz!!!!

    Felicidades e beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana
    Cecília Meireles sempre nos encanta com seus textoe e poemas. Bela escolha.
    Boa semana
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a obra e me encantei com sua postagem. O livro deve ser ótimo. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...