witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alexander Soljenítsin




Nascido a 11 de dezembro de 1918 em Moscovo, Russia, e morto em 3 de agosto de 2008, Alexander Soljenítsin foi  romancista, dramaturgo e historiador.
Foi preso por fazer alusões críticas a Stálin em carta a um amigo, durante a Segunda Guerra, e permaneceu em campos de trabalho forçado por oito anos. Em 1950 foi enviado a um campo especial para prisioneiros políticos, onde trabalhou como pedreiro, mineiro e metalúrgico.
Em 1953, foi exilado para o Cazaquistão, onde lecionava em escolas durante o dia e escrevia secretamente à noite. Recebeu o Nobel de Literatura em 1970.

Fonte: Wikipedia


Algumas frases e pensamentos:


"Hoje em dia, não pensamos muito no amor de um homem por um animal. Rimos de pessoas que são apegadas a gatos. Mas se pararmos de amar os animais, não estaremos na iminência de parar de amar os homens também?"

"Tão logo a falsidade seja desmascarada, a violência nua terá que aparecer em toda a sua hediondez - e a violência, derrotada, desaparecerá."


"Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências, normalmente reconhecem também a voz da justiça."



"Quando eu estava em Gulag, eu escrevia, às vezes, até mesmo em paredes de pedra. Costumava escrever em rascunhos de papel, cujo conteúdo eu memorizava, e depois destruía."


"Cresci acostumado ao fato de que, em todo o mundo, o arrependimento público é a mais inaceitável opção ao político moderno." (Durante uma entrevista a Spiegel, quando perguntado a respeito do terrorismo praticado por políticos no poder)


4 comentários:

  1. Una biografía muy completa de Alexander y amante de la escritura, ya que siempre encontraba un sitio donde escribir, muy interesante. Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana
    Quem passou por tudo isso, e não perdeu a coragem de ser ele mesmo, merece todo nosso respeito.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente uma grande trajetória vivida por ele. Um grande homem e uma coragem imensa. Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Você me fez uma linda apresentação dele. Escolheu com sabedoria as colocações da postagem. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...