witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 10 de março de 2013

A Ciência Secreta






Trecho do volume II do livro A Ciência Secreta, publicado em 1926 - por Henri Durville - 


Obs: mantive a grafia do texto original

Certamente, as pedras tem uma alma, a alma daquelles que as reuniu, daquelles que viveram na sua sombra doce ou cruel. E essa alma, nessas horas meditativas, penetra a nossa. Sentimol-a no fundo de nós mesmos, despertar todo um mundo de pensamentos deliciosos. Encontramos de novo essa alma, diversa e profunda, segundo os seres que a formaram.

É a mesma cousa em toda parte e a alma que encontramos nas pyramides do Egyto differe, em sua calma religiosa e funeraria, da paz reclusa do convento dos monges occupados a instruir os homens, abencôal-os, sob a guarda dos cavalleiros sem cessa preoccupados em os defender, em uma epocha em que só a espada protegia aquelles que faziam florescer, á margem dos manuscriptos, as mesmas flores que a sombra, cahida das rendas de pedra, traçava sobre os muros dos corredores acinzentados.

Nos livros, encontramos o pensamento daquelles que os escreveram.

Os auctores desappareceram, mas o seu pensamento vive nas suas obras, mais poderoso pelo seu recuo do que pelo tempo em que a palavra vibrava no ar. Lemos, e os pensamentos saltam de dentree as paginas do livro, adejam-nos como grandes passaros, tocam-nos, entram em nosso cerebro, e ahi se vão combinar, em profundezas ignoradas, com as nossas acquisições anteriores.

Tal quadro nos commove. Primeiramente o assumpto que representa attrahe o nosso olhar attento. Examinamol-o, porém, mais seriamente. Então, a alma do pintor nos penetra. Sentimos a sua magua ou a sua alegria e se, como o Vinci, por exemplo, elle pôz um symbolo profundo em sua obra, descobrimol-o e a nossa impressão artistica é sublimada.

Vibramos em unisono com seu pensamento. A alma do artista está alli, presente na sua obra. 

O pensamento, é , pois, um elemento capital na base da nossa vida mental. A influência de tudo o que nos rodeia é uma verdade da maxima evidencia e é por que somos accessiveis a essa suggestão do pensamento dos outros que somos capazes de suggerir em torno de nós.

Certamente, o pensamento é uma formidável potencia.

3 comentários:

  1. As pedras pensam! Com formas a substância está reunida como num corpo qualquer e não sabemos penetrar a priore nos corpos alheios, a não através da experiência que nada comprova sobre a possibilidade das pedras pensarem, portanto, existe sem dúvida, ainda um possibilidade! abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana
    O pensamento é o que dá norte ao que construímos em nossa vida.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler este texto de Henri Durvile. Temos sempre a obrigação
    de reflectir sobre bons textos e ver se encontramos pontos de vista
    que se assemelhem.
    Desejo-lhe uma boa semana.
    Beijinhos.
    Irene Alves

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...