witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Meditação Andando



Trechos do livro Meditação Andando, de Thich Nhat Hanh




Viver Profundamente


A primeira das Verdades Nobres, ensinadas por Buda, é a presença do sofrimento. A consciência do sofrimento gera a compaixão, e a compaixão gera a vontade de praticar o Caminho.

Quando voltei À França, após a tentativa de ajudar as pessoas nos barcos, a vida aqui me pareceu estranha. Há pouco eu vira refugiados sendo espoliados, violentados e mortos no mar, enquanto em Paris as lojas estavam cheias de toda espécie de produtos e as pessoas bebiam café e vinho sob as luzes de neon. parecia um sonho. Como era possível tal disparidade? Consciente do profundo sofrimento no mundo, jurei não viver superficialmente.




Gratidão

Nós que temos as duas pernas podemos praticar a meditação andando. Não devemos esquecer de ser gratos. Andamos por nós mesmos e por aqueles que não podem andar. Nós andamos por todos os seres vivos: passados, presentes e futuros.




Eu Cheguei

Pode-se praticar também a meditação andando com o uso dos versos de um ppoema. No budismo zen, poesia e prática andam sempre juntas:

Eu cheguei,
Tenho aqui
No agora
O meu lar.
Eu sou firme.
Eu sou livre.
Eu habito
No absoluto.






Este livro é sobre meditar andando. Não se trata de um andar qualquer, mas de um andar com método e respirar também com método, de modo que o andar e o respirar se tornem harmônicos. O autor, monge budista e Nobel da Paz, oferece nele instruções para esta prática básica de meditação: andar só para sentir o prazer de cada passo, de cada respiração, do céu azul, de cada paisagem e de cada aroma ao longo do caminho.




Thich Nhat Hanh é um poeta, mestre Zen e ativista da paz.  Nasceu no Vietnã. 



2 comentários:

  1. Meditar , realmente, andando, é o último estágio da meditação convencional tão pouco compreendida e dificilmente exercitada. A divulgação de sua existência de forma a tomar contato e se inteirar desse processo de reeducação da atenção, meta da meditação, e ver o grau de sua dificuldade é sempre bom. Abraço. Celso

    ResponderExcluir
  2. Não faço caminhadas, embora os médicos sempre me cobrem esse hábito. Lendo o texto e vendo as imagens, imagino deva ser, realmente, uma ótima forma de se meditar.
    Ana, tentei entrar no conto e veio mensagem no sentido de que a postagem não existe. Fiquei sem saber se você a excluiu ou se é problema do blogger. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...