witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cuidado com o que Você Pede nas Suas Orações





Trecho do livro "Cuidado Com o que Você Pede nas Suas Orações - Você Pode Ser Atendido" - por Larry Dossey (autor do best-seller "As Palavras Curam)


Controlar os Outros em Nome do Amor

A doutora  Loudell F. Snow, do Departamento de Medicina da Comunidade, da Universidade do Estado de Michigan, estuda as crenças médicas populares e suas implicações na saúde. Ela é especialista em maldições, bruxarias e feitiços. Num artigo para o prestigiado Annals of International Medicine, ela relata: "Em quase todos os casos de bruxaria relatados na literatura e também no material que recolhi, o malfeitor é identificado, sendo geralmente uma namorada ou amante, marido ou mulher, pai ou mãe, irmão ou parente."

Assim como nas maldições formais, quando a prece é usada para manipular e controlar os outros, o objeto da manipulação é frequentemente um membro da família ou ente querido. Além disso, quem reza geralmente  alega estar agindo por compaixão, pelo bem da outra pessoa.
Um exemplo é a experiência de Richard, que desde a adolescência queria desesperadamente ser escritor. Era uma ambição realista, pois todos os professores elogiavam seu talento excepcional. Quando finalmente obteve seu Ph.D em literatura inglesa, Richard sentiu-se pronto para um brilhante futuro como escritor. Mas dez anos depois, não tinha publicado nenhum trabalho e se achava um fracasso. As editoras devolviam seus trabalhos com os comentários de sempre, falando de 'rasgos de brilhantismo' e de 'grande promessa', mas alguma coisa não batia, alguma coisa que ele não conseguia identificar. Richard não desistiu. Começou a frequentar encontros e seminários de escritores, na esperança de corrigir possíveis falhas técnicas. Mas nada funcionava. Perto dos quarenta, ele se consolava lembrando que muitos grandes escritores tinham começado tarde.
recusado por mais uma editora, ele resolveu por o trabalho de lado e visitar a mãe no Natal.
A mãe logo percebeu que ele não estava bem. "Você parece tão deprimido, meu filho. O que está acontecendo?"
Richard, que nunca tinha conversado com a mãe sobre sua crescente sensação de fracasso, decidiu compartilhar a frustração. A mãe ouviu pacientemente e disse: "Richard, sei por que não se tornou um escritor. Eu rezo a Deus todas as noites, desde que você era adolescente, para que Ele lhe dê outra coisa para fazer."

Richard ficou chocado! "Quer dizer que há vinte e cinco anos você reza para eu fracassar como escritor?"
"Sim, porque eu sempre soube que Deus tem coisa melhor para você. E ele atendeu minhas preces!" disse ela, com doçura.
"Por que fez isso, mãe?", perguntou Richard com raiva, entre lágrimas.

Sua mãe também começou a chorar. "Richard, eu amo você. Só quero o melhor para você." Depois, disse com frieza: "Escritores revelam coisas que não deveriam ser reveladas - sobre eles mesmos, sobre suas famílias. Escritores contam segredos que não interessam a ninguém!"
Richard viu no rosto da mãe uma vida inteira de dor, tristeza e medo. Enterrados no passado da família havia casos vergonhosos que ela não conseguia enfrentar: infidelidade e divórcio, alcoolismo e sentimentos de fracasso como esposa e mãe. Por mais de duas décadas ela tinha alimentado um horror pessoal: se Richard se tornasse um romancista de sucesso, os esqueletos da família viriam à tona em seus escritos, e a família cairia em desgraça.
Para Richard, as preces da mãe eram uma maldição lançada em nome do amor e da vontade de Deus. Não ficou para a ceia de Natal. Depois de ruminar durante um mês, resolveu começar a fazer psicoterapia numa tentativa de ordenar os sentimentos confusos que tinha em relação à mãe e ao relacionamento tempestuoso que sempre tiveram.
Richard sabia que a mãe continuaria a rezar "por" ele e estava determinado a não ser mais sabotado por suas preces. Pela primeira vezes em muitos anos ele começou a rezar, pedindo força e orientação para seu trabalho e proteção contra as preces da mãe. O trabalho de Richard adquiriu uma profundidade e uma maturidade que não tinha antes. Três anos depois desse confronto com a mãe, teve seu primeiro romance aceito por uma editora importante.




Agentes do Todo-Poderoso

Como no caso de Richard, a desculpa de rezar pelo bem do outro geralmente vem acompanhada da justificativa de fazer a 'vontade de Deus.' Nesse caso, a prece de intercessão muitas vezes se transforma em ação concreta. Um dos episódios mais terríveis da história humana, a Inquisição, que começou no século XIII, foi um dos mais pródigos em preces. O objetivo dos inquisidores era descobrir quem eram os hereges e puni-los,  com a esperança adicional de salvar suas almas. Enquanto apertavam os parafusos e giravam as rodas, os torturadores rezavam piedosamente, e suas lágrimas se misturavam ao sangue de suas vítimas no chão das câmaras de tortura de toda a Europa. Esse padrão persiste: piedade e prece ainda se misturam ao ato de matar em nome de Deus. Ao confessar que tinha assassinado Yitzah Rabin, primeiro ministro de Israel, Yigal Amir disse ter agido sob as 'ordens de Deus.'
Podemos afirmar que nunca rezamos para manipular nem controlar os outros e que jamais causaríamos deliberadamente nenhum dano físico em nome de Deus. Mas todos nós já nos vimos em situações em que acreditamos que estamos certos e 'eles' errados. Na nossa cultura, com 80 a 90 por cento das pessoas rezando regularmente, o palco está sempre preparado para preces tão diretas quanto bofetadas, em que pedimos ao Todo Poderoso que derrote, de uma maneira ou de outra, os que não compartilham de nossos pontos de vista.

...................................................................................



Num jantar na Casa Branca, um pastor encerrou a sua bênção com esta afirmação piedosa: "O Senhor está do nosso lado."
Como o Presidente Lincoln não reagisse a essas palavras, alguém lhe perguntou: "O senhor não acredita, Presidente, que o Senhor estará sempre do lado do que é correto?"
"Não estou preocupado com isso," foi a resposta de Lincoln, "Porque sabemos que o Senhor está sempre do lado do que é correto. Minha preocupação é saber se eu e a nação estamos do lado do Senhor."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...