witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quando Tudo Não é o Bastante




"Nos últimos anos,  grande quantidade de livros com o tema "como fazer sucesso" tem sido lançada. Eles constatam que o mundo real é brutal e competitivo e que a única maneira de progredir, é tirando vantagem, impiedosamente, das fraquezas alheias. minhas objeções a estes livros não se baseiam apenas em discordar de seus aspectos morais. Discordo, sim, mas por que deveria alguém se impressionar com isto? (O filósofo Nietzsche disse uma vez que a moralidade é uma conspiração das ovelhas, destinada a convencer os lobos de que é imoral usar a força). Minha objeção principal à "filosofia do sucesso" é que ela não funciona. Tire vantagem das pessoas, use-as, suspeite de todos e você será capaz de se sair tão bem, conseguindo ir mais longe que os outros olhando-os com desprezo. E onde você estará? Completamente sozinho."
.......................................................................




"Há gente que precisa ser muito competitiva para chegar ao ápice e, uma vez lá, tem dificuldades para romper com o hábito da competição. Esta gente não consegue relaxar e ter uma boa conversa comigo. Sente-se obrigada a me impressionar, mostrando seu sucesso e mencionando nomes de pessoas importantes com quem se relaciona.  Às vezes, essas pessoas me obrigam a uma discussão intelectual e tentam me provar que conhecem melhor que eu meu próprio campo de atividade. Nestas ocasiões, acabo me perguntando por que elas tem a necessidade de tanta competição e por que tem de reagir a um visitante em suas próprias casas como a um competidor  que tem de ser desafiado? E ,me pergunto se parte do preço que pagaram por seu sucesso - parte do seu pacto com o demônio, se você preferir - não terá sido o hábito de transformar amigos em inimigos."

Harold Kushner, em "Quando Tudo Não é o Bastante."

Harold Kushner

Harold S. Kushner é um conhecido rabino norte-americano, alinhado com a ala progressiva do Judaísmo Conservador, também conhecido como Masorti. Nasceu em 1935, no Brooklyn. A experiência com a morte de seu filho, vítima de progeria, o motivou a escrever seu livro mais conhecido, Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas - Fonte: Wikipedia





3 comentários:

  1. Não existem receitas para o sucesso e sequer para coisas pequenas na vida. O sentido de "sucesso" difere de pessoa para pessoa e não é ele acompanhado pelo amor. Somos todos muito diferentes, mas podemos nos aperfeiçoar naquilo que temos mais habilidade, para, em parte, nos sentirmos realizados. Digo "em parte" porque sua totalidade não nos chega nessa vida, o que não significa que não possamos nos sentir felizes com o que temos, sem buscar mais e mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Eu não curto muito livro de auto-ajuda. Uma vez li um livro sobre crianças que era muito repetitivo, depois ao ler um outro, parecia estar relendo o primeiro. Achei um porre.

    Quanto ao livro "Quando coisas ruins acontecem...", eu li parte dele e fiquei motivada a comprar para ler novamente (e todo).

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Por esse motivo que não acho interessante incutir na cabeça dos educantes que o sucesso é ter e consumir. A Felicidade com letras maiúsculas está mais além.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...