witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Receita para a Infelicidade Permanente



Durante muito tempo em minha vida, eu me preocupei demasiadamente com o que os outros iam pensar de mim: minha roupa causará boa impressão? Estou magra / gorda demais? O que eu disse foi estúpido? Estou cometendo erros gramaticais quando escrevo? Etc, etc...

Com o tempo, aprendi que ninguém está na minha pele. Ninguém vê o mundo através dos meus olhos, e nem verá. Ninguém entende, realmente, os meus motivos para fazer as coisas que eu faço e pensar as coisas que eu penso. Ninguém enxerga o mundo como eu. E é bom que seja assim, que haja essa diversidade de pensamentos, ações e sentimentos.

Existem sempre no mundo, pessoas que acham que podem ditar o comportamento alheio. Elas nascem e se fortalecem a partir do momento que sua personalidade forte assume dominância através de outras personalidades mais fracas que as rodeiam. Daí, elas passam a liderar grupos, ditar comportamentos, decidir o que é certo e o que é errado, e algumas, até se atrevem a decidir o que você tem que pensar, de quem gostar, o que vestir. E isso durará um longo tempo, enquanto ninguém levantar a cabeça e dizer: "NÃO! CHEGA!" 

Quando estamos fracos, torna-se mais fácil e cômodo seguirmos alguém mais forte, que decida por nós e determine para nós o que é certo e o que é errado. Estas pessoas passam a vampirizar as outras, com a permissão destas! 

Amigo de verdade, ensina a gente a nos virarmos sozinhos; amigos de verdade nos querem ver independentes e fortes. Não desejam que estejamos sob suas asas 'protetoras' o tempo todo. Não ficam loucos de raiva se discordamos deles. Não colocam os outros contra nós quando decidimos por nós mesmos, indo contra a determinação deles.

Aprendi a duras penas que a mais eficaz receita para a total infelicidade, é dar poder a estas pessoas. Quer ser infeliz? Passe a preocupar-se, a todo momento, com o quê estão pensando de você. Tudo o que fizer, imagine que existem pessoas te observando, te cobrando comportamentos e atitudes, e que seu dever é agradá-las e viver conforme o que elas pensam que é certo. Morra de vergonha de falhar, de ser fraco, de ser humano. Antes de fazer qualquer coisa, pense antes se esta(s) pessoa(s)  aprovaria (m). Em breve, você estará reduzido a um ser humano sem vontade própria, cheio de medos, preconceitos e demais grilos na cabeça.

Ninguém precisa pedir permissão a ninguém para ser como quer ser. Desde que se tenha em mente que ações provocam reações, e que para tudo o que fazemos haverá uma consequência correspondente, seremos capazes de julgar por nós mesmos, sem a ajuda de ninguém, o que é melhor para nós.

Quanto aos 'amigos' deste tipo, eles merecem uma grande banana. Mandem eles catarem coquinhos.

4 comentários:

  1. Ana, este texto está realmente maravilhoso. Eu adorei. Os hindus, usam como palavra de saudação: "Namastê", O Deus que há em mim, há em você também. Ou seja, somos todos iguais... Já lhe disse mil vezes que sou anarquista, nós respeitamos a individualidade de cada ser humano, e da seguinte forma: " a minha liberdade vai até onde começa a sua..." Por isto adorei este texto. Embora particularmente eu acredite, que de alguma forma eu um dia lhe desrespeitei poeticamente, quando fizemos nosso dueto, e eu, talvez tenha imposto algo. Se o fiz, humildemente peço-lhe desculpas... Vejo em você uma poetisa de muita relevância no cenário literário atual...

    ResponderExcluir
  2. Decididamente não podemos e nem devemos obedecer e ou ouvir
    quem não tem o direito de nos impor e ou falar como donos da verdade.
    Haverá sempre alguém que queira que eu vá por ali, mas vou sempre por lá.
    Belo grito amiga.
    Um abração nesta lucidez.

    ResponderExcluir
  3. Adorável Ana Bailune, Parabenizo-lhe pelo seu maravilhoso blog.
    A sua literariedade é admirável. Quanto a
    esse contexto, você está certíssima, mesmo porque, se ficarmos
    nos preocupando com imposições alheias, deixaremos de viver até
    mesmo a nossa própria individualidade e demonstraremos ausência
    de personalidade.
    Receba o meu abraço com o carinho e a
    admiração de sempre.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...