witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Automarketing - artigo


Automarketing

Automarketing pode ser definido como "conjunto de estratégias e ações que preveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor", no caso... o próprio indivíduo envolvido na ação. (fonte: Yahoo Respostas)

O marketing existe desde que o comércio existe.  Ele é necessário para que um produto torne-se conhecido pelo público, e que atraia consumidores ou usuários. Todo mundo já comprou algum produto porque o interesse por ele foi despertado através de uma propaganda vista na TV, jornal, revista ou outro meio de comunicação. É claro, o marketing também tem seus exageros, ao tentar convencer-nos de que alguns produtos perfeitamente descartáveis são essenciais à sobrevivência. Daí, precisamos usar  o nosso poder de discernimento e bom-senso.

Algumas pessoas consideram antiético fazer propaganda de si mesmo, mas pensem bem: em uma entrevista de emprego, por exemplo, precisamos destacar as nossas qualidades pessoais e qualificações profissionais para o emprego desejado, ou jamais o obteremos! Precisamos fazer a nossa propaganda, e hoje em dia, existem cursos para que as pessoas aprendam a se promover.

Imaginem a seguinte cena (e acredito que quase todos já passaram por isso):

Você está na escola. A professora faz uma pergunta à qual você sabe a resposta, pois é um aluno aplicado e estudou o assunto; mas sua mãe ensinou-lhe a virtude da modéstia e da humildade, que significa, entre outras coisas, dar a vez aos outros para que eles se destaquem, e evitar mostrar o que sabe. Bem, voltando à sala de aula: silêncio na classe. Você sabe a resposta, e ela queima na ponta de sua língua, mas  precisa ser modesto. Você vê o colega pesquisando apressadamente a resposta no livro, sem que o professor veja, e de repente, ele levanta a mão e dá a resposta – que você sabia o tempo todo por mérito, e não por ter ‘colado.’ Assim, excesso de humildade e modéstia também faz mal. E que mal!

Todos nós precisamos demonstrar confiança no que fazemos, ou jamais obteremos a confiança das outras pessoas quanto aos nossos serviços e capacidades, mesmo que sejamos muito bons! E no mundo competitivo em que vivemos (não estou aqui afirmando que concordo com a competição desenfreada na qual estamos inseridos, apenas cito-a como um fato), necessitamos, literalmente, aparecer!

E todos nós sentimos esta necessidade, seja ela em um contexto profissional ou pessoal. Até mesmo você, que escreve um blog, ou jamais o escreveria.

Não há nada de errado com a autopromoção, desde que ela não venha acompanhada de exageros e presunção. Pensemos em um contexto, digamos, mais ‘caseiro:’ quando faço um bolo de chocolate e ele fica delicioso, sirvo-o aos meus alunos ou convido alguém para comê-lo. Fiz algo que eu acho que ficou bom, e desejo partilhá-lo… os elogios que possam fazer à minha criação, farão com que eu me sinta feliz e orgulhosa, e se alguém disser: ‘Falta um pouco mais de açúcar,” mesmo que eu não concorde, com certeza eu pensarei sobre o assunto e tentarei acertar na próxima vez.
Até hoje, eu não consigo compreender a lógica das pessoas que dizem ser contra o automarketing. Elas consideram errado demonstrar apreciação por uma coisa que elas mesmas criaram. Bem, cada um tem o direito de pensar como quiser, mas eu prefiro o automarketing à falsa modéstia.

10 comentários:

  1. Como dizem minhas filhas: Mãe você é uma narcisista. Uai, não vejo mal nisso, e como vc disse, a competição não sendo doentia e passe por cima dos outros, é até saudável. É preciso muita baixa estima para negar que não queremos em alguma área da vida nos destacarmos. Muito bom Ana. Sabe aquela música: EU ME AMO, EU ME AMO, NÃO POSSO MAIS VIVER SEM MIM...? mais ou menos isso. Boa tarde procê.

    ResponderExcluir
  2. Sabe... às vezes a gente quer falar sobre algo que fez e se sente tão orgulhosa por ter conseguido e feito... mas quantas vezes acham até que é uma maneira de querer aparecer! Hoje, parece que virou crime dizer que sente orgulho porque fez algo, ou porque vive de determinada maneira, ou que adora contemplar a natureza... tudo parece uma ofensa... acho que ofensa é o roubo, a violência, a incitação a tantas coisas ruins! Acho que é legal mostrar o que se aprendeu, o que se sabe fazer... excelente seu texto! Sabe, Ana... hoje estou lendo-a com os olhos do coração! Conhecendo a pessoa bacana que é a Ana Bailune! Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Ana, eu sempre me promovi, e sempre paguei cara por isso, mas não desisti, pois dependia do meu trabalho pra viver, e ninguém faria essa tarefa em meu lugar, porém as pessoas se sentiam agredidas à proporção que o tempo passava, e eu comprovava na prática o que dizia, e algumas chegavam a rir, achando que eu não estava sendo modesto, ou exagerando nas afirmações... Minha esposa foi quem primeiro percebeu e me alertou a respeito, então passei a ser mais cuidadoso na forma, pra transformar os colegas em aliados e não em adversários... Resumindo, é ético, sadio e deve ser feito, mas como tudo que é bem sucedido, com sabedoria... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

    ResponderExcluir
  4. muita coisa na vida nao me preocupa, essa, por exemplo... o dominador nos ensina muita coisa, uma delas a filosofia do 'eu sou nada'... eu mostro o que faço e o que sei e posso fazer, é meu domínio, meu conhecimento e o faço com muito orgulho de ser como sou de fazer como faço... ah parabens pela autopromoção rsrs bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Olá, Isa! Ninguém é obrigado a comer um bolo de chocolate quando não o aprecia. basta dizer, educadamente: "Obrigada, mas eu não gosto de bolo de chocolate." A cozinheira compreenderá, e nunca mais oferecerá. Mas ela ficará mortalmente ofendida se o convidado falar mal de um bolo que ele nem sequer provou, às outras pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, também não vejo nada de errado em reconhecer as próprias qualidades - pessoais ou do trabalho. Por aqui, não percebo as pessoas tendo esse tipo de pensamento. Se têm algo bom pra mostrar, o fazem, sem culpa, sem exageros. Acho que casa melhor com a idéia de partilhar do que com a de vender uma imagem ou autopromover-se. Um abraço fraterno, inté!

    ResponderExcluir
  7. todos nós gostamos quando alguem gosta de algo q fazemos. seria estranho nao gostarmos. existem exessos e humildade demais é preciso mesmo achar equilibrio . ótimo texto Ana. boa noite ! bjo olguinha

    ResponderExcluir
  8. Isa, não sei o motivo pelo qual você veio postar comentários ofensivos em meu blog, mas você me mandou um email onde diz que te avisaram da minha agressividade. Isso é um teste? Pois se for, você venceu. Sou realmente muito agressiva com pessoas que gostam de me provocar e tentar me tirar do sério. Repito aqui o que escrevi no email que você me mandou: espero que você e seus amigos fofoqueiros tenham um ótimo final de semana. Não me importo com o que eles ou você pensem de mim.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...